COTIDIANO

Cidade de São Paulo acolhe mais de 1,1 milhão de pessoas em situação de rua e entrega mais de 40 mil cobertores em três meses

Publicado em 04/08/2021 às 09h30

Via SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social)

O Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas se estenderá até 30 de setembro. A ação é reforçada sempre que a temperatura atinge a temperatura igual ou inferior a 13ºC ou sensação térmica equivalente

Prefeitura de São Paulo já acolheu 1.188.481 pessoas em situação de rua e entregou 40.369 cobertores nos três meses da Operação Baixas Temperaturas. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) acolheu, somente na madrugada desta terça-feira (03), 211 pessoas, com 40 ocorrências de recusa e distribuiu 195 cobertores. Ao longo do dia, as abordagens são realizadas em pontos estratégicos da cidade que, além do acolhimento, também são ofertados outros serviços da rede socioassistencial. O “Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas – 2021” é uma ação da SMADS com as Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Subprefeituras e Segurança Urbana.

Como reforço para os dias de temperaturas muito baixas como aconteceram na semana passada, foram montadas cinco tendas como quais encaminharam 1.554 pessoas para acolhimento na rede socioassistencial, 59 para documentos e distribuíram 313 cartões do Bom Prato. Foram montadas nas regiões das Praças Princesa Isabel, Sé, Miguel Dell’erba, Floriano Peixoto, no Largo da Concórdia e a tenda do Governo do Estado de São Paulo, no Parque Dom Pedro II.

Vagas criadas – Foram aditadas 1.047 vagas em centros de acolhida e hotéis por conta da onda de frio. Dessas, 357 fazem parte da ampliação dos Hotéis Rivoli, Downtown e Natal. As instalações hoteleiras que foram transformadas em Centros de Acolhida Especiais (CAE) promovem segurança e distanciamento social em especial para famílias e para a população idosa em situação de rua.

Baixas Temperaturas
Em 30 de abril foi publicada a portaria que institui o comitê para o “Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas – 2021” que se estenderá até 30 de setembro deste ano. A ação é reforçada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13ºC ou sensação térmica equivalente.
Na época de baixas temperaturas, os clubes esportivos reforçam a ampliação das vagas. Foram transformados 470 vagas, sendo 230 no Clube Esportivo Tietê, que havia sido desativado em janeiro deste ano, e 240 vagas no Pelezão. Ao chegar, os acolhidos são encaminhados aos leitos, alimentação e banho.
São ainda agrupadas das equipes de SEAS em conjunto com o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde. A SMADS ressalta que o aceite para o Centro de Acolhidas é voluntário e, em casos de recusa, a equipe oferece um cobertor.
A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. O pedido pode ser anônimo e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Transportes
A SPTrans disponibiliza ônibus em pontos específicos do centro para transportar as pessoas até os Centros de Acolhida. Em alguns dos locais, os ônibus realizarão até duas viagens. Abaixo segue os pontos de partida:
Praça da Sé – 16h, 17h e 19h – Clube Pelezão
Páteo do Collégio – 16h30 e 18h – Clube Tietê
Praça Princesa Isabel – 18h – Clube Tietê
Metrô Portuguesa-Tietê – 18h – Clube Tietê

Imagem: Reprodução/redes sociais Prefeitura de São Paulo

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Querschnitt
  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat d'un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training