COTIDIANO

Coleta de lixo de bocas de lobo em São Paulo cai 31% e volta ao nível de 2013

Com aproximação da época de chuvas, escoamento das águas nas ruas da capital vira problema

Publicado às 13h20

Folha de SP

A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), reduziu em 31,3% o recolhimento de lixo nos bueiros da capital paulista nos sete primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2017.

Segundo dados da Amlurb, empresa municipal que gere a limpeza urbana, de janeiro a julho do ano passado foram retiradas 6.989 toneladas de detritos. Já em 2018, a quantidade caiu para 4.802 toneladas.

O número corresponde à mesma quantidade de lixo retirada dos bueiros em 2013, primeiro ano da gestão Fernando Haddad (PT).

Com a aproximação da época de chuvas, de outubro a março, o escoamento das águas nas ruas da capital vira um problema, especialmente se as bocas de lobo estiverem obstruídas por entulho.

O professor de engenharia civil da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Creso de Franco Peixoto explica que a falta de limpeza tende a aumentar as áreas de alagamento na cidade.

“O espaço para a água entrar em falta de limpeza tende a ser reduzido. Com isso, o acúmulo de água em frente à área de drenagem fica maior do que o previsto”, afirmou.

Segundo ele, as bocas de lobo têm a função de orientar o caminho da água, afastando-a da via pública e reduzindo os riscos à integridade física e saúde da população.

O especialista alerta para os riscos que o alagamento gera. “A pessoa pode ter contato com água altamente poluída. Em última instância, pode até morrer por afogamento.”

A prefeitura disse em nota que “não houve redução na quilometragem e frequência dos serviços de varrição e retirada de detritos nas bocas de lobo na cidade”.

Afirmou ainda que há uma economia de cerca de 6% em relação ao contrato anterior, sem qualquer alteração no plano de trabalho.

A administração, porém, não explicou a redução de 31,3% na quantidade de detritos recolhidos nas bocas de lobo da capital nem o motivo da redução de 11% na quantia de lixo retirado das ruas da cidade de São Paulo.

Na nota, a gestão Covas afirmou ainda que tem investindo em projetos para incentivar cada vez mais o descarte correto de lixo, como a instalação de papeleiras e revitalização de pontos viciados de descarte irregular em toda a cidade.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Oscars
  • Aida
  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli