COTIDIANO

Contrato de concessão do Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo é assinado nesta quarta (29); consórcio também operará a Linha 7-Rubi da CPTM

Publicado em 29/05, às 11h54
por Redação

O governo de São Paulo formalizou, nesta quarta-feira (29), em Campinas, o contrato de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte com o consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos. O consórcio, formado pela empresa chinesa CRRC e a brasileira Comporte, venceu o leilão realizado em fevereiro para operar o trem que ligará São Paulo a Campinas.

Confira os principais pontos do contrato:

Prazo de concessão e operação

  • A concessão terá duração de 30 anos.
  • O serviço expresso entre São Paulo e Campinas deve começar a operar em 2031.

Características do serviço

  • Viagem entre São Paulo e Campinas em 1 hora e 4 minutos.
  • Capacidade para 860 passageiros sentados.
  • Intervalos de até 15 minutos nos horários de pico.
  • Passagem prevista de R$ 64.
  • Velocidade máxima dos trens: 140 km/h.

Investimento e infraestrutura

  • Investimento total estimado: R$ 14,2 bilhões.
  • O consórcio também operará a Linha 7-Rubi da CPTM e um Trem Intermetropolitano (TIM) para Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Cronograma

  • Serviço intermetropolitano deve entrar em funcionamento até 2029.
  • Trem expresso deve começar a operar até 2031.

Responsabilidades e ligações

  • Consórcio implantará e operará os trens entre São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí.
  • Linha 7-Rubi conecta Estação Barra Funda a Jundiaí, atendendo várias cidades no caminho.
  • TIM conecta Jundiaí a Campinas, atendendo Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Participantes do consórcio

  • Comporte (60%): Empresa brasileira controlada pela família Constantino, com experiência em transporte de passageiros e carga.
  • CRRC (40%): Empresa chinesa líder mundial em equipamentos ferroviários, atuante em mais de 100 países, com expertise em alta velocidade.

Histórico do projeto

O projeto do TIC tem sido discutido desde 2013 e passou por várias fases e mudanças de planos, incluindo propostas de PPP e expansões para outras regiões. Em 2022, o projeto ganhou nova força com a assinatura de convênios com prefeituras locais. Em 2023, o TIC foi incluído no Programa de Parceria e Investimentos do governo paulista, culminando no leilão em fevereiro de 2024.

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