Publicado em 28/12/2021 às 10h30
via G1
Faltando poucos dias para o final do ano, o déficit de chuvas no Sistema Cantareira nos últimos doze meses foi de 31%, número igual ao de 2013. O reservatório chegou a 25% de seu armazenamento no último domingo, 26, menor volume dos últimos seis anos. A falta de chuvas preocupa especialistas, que temem falta de água nas residências no ano que vem. A comparação com 2013 é importante porque foi o ano anterior à crise de abastecimento que atingiu a região metropolitana de São Paulo em 2014 e 2015. Outros sistemas produtores também foram afetados.
Todas as represas que abastecem a região metropolitana de São Paulo atingiram a menor capacidade de abastecimento dos últimos seis anos. Os volumes também são menores do que na mesma data de 2013, conforme mostra a tabela abaixo.
O sistema Guarapiranga está quase pela metade, com 56% do volume total de água. Em todos os sistemas somados, o volume armazenado é de apenas 38%, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Em nota, a Sabesp afirmou que não há risco de desabastecimento na região metropolitana de São Paulo neste momento, mas reforça a necessidade de uso consciente da água.
Adicione Comentário