COTIDIANO

Depósitos de lixo clandestinos desafiam as subs Pirituba/Jaraguá e Lapa e custam milhões mensalmente à Prefeitura

Publicado em 05/07/2023 às 10h35

por Redação

Você sabia que a Prefeitura de São Paulo desembolsa até R$ 10 milhões por mês com a recuperação de pontos viciados de entulho pela capital? Mesmo sendo o descarte de lixo em vias públicas um crime ambiental, com multa de R$ 3 mil para o munícipe, essa prática ilegal ainda faz parte do dia a dia da cidade. Na zona noroeste, duas ações recentes realizadas pelas subprefeituras Pirituba/Jaraguá e Lapa chamam atenção por conta da quantidade de lixo descartado clandestinamente nesses locais, que agora estão revitalizados. Por aqui, a equipe piritubana agiu na Avenida Miguel de Castro, em uma passagem da via, onde havia pedaços de madeira e sacos de lixo espalhados pelo chão.

Ponto revitalizado na Avenida Miguel de Castro. Foto: Reprodução/Sub Pirituba

Já a Sub Lapa fez uma megaoperação na Avenida Torres de Oliveira, no Jaguaré, para retirar uma pilha de lixo e móveis abandonados, incluindo cadeiras velhas, que se acumulavam no local. Além de coletarem o lixo e entulho descartados incorretamente, as regionais realizaram serviços essenciais de pintura e zeladoria nos endereços, que também receberam placas com a indicação que é proibido “jogar lixo”.

O desafio de coibir o descarte

Ainda que ocorram ações positivas como as citadas acima, o desafio persiste: esses depósitos de lixo a céu aberto resistem às medidas de limpeza da Prefeitura, ressurgindo logo após a intervenção. Para solucionar essa questão, é fundamental que tanto o poder público se empenhe na limpeza das vias, quanto a população apoie a causa, evitando o descarte inadequado de lixo nas ruas. Para facilitar o descarte responsável de pequenos volumes de entulhos, resíduos recicláveis e grandes objetos, a zona noroeste conta com diversos Ecopontos. Em Pirituba/Jaraguá, por exemplo, há quatro pontos estratégicos: na Avenida Cônego José Salomon (número 861); na Rua Vigário Godói (número 480); na Friedrich Von Voith com a Atílio Brugnoli (em frente ao número 89); e na Alexios Jafet (ao lado do número 150).

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch