COTIDIANO

Detran suspende por 15 dias autuação por falta de licenciamento

Motivo é impacto causado pela greve dos caminhoneiros; placas terminadas em 2 deveriam ter sido licenciadas até a última quarta-feira (30)

Publicado às 9h55

Estadão

Em razão da paralisação dos caminhoneiros, o Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paul)o  informou que não penalizará, até o dia 15 de junho, donos de veículos com placas de final 2 por falta de licenciamento de 2018. Autuações e apreensões só ocorrerão a partir de 16 de junho.

A medida, segundo o órgão, visa a evitar transtornos por eventuais atrasos no envio de documentos via Correios, como o de licenciamento.

O Detran lembra que donos de veículos com placas terminadas em 2 deveriam ter realizado o licenciamento obrigatório até o último dia útil de maio: dia 30, nesta quarta. Pela legislação, veículos não-licenciados ficariam impedidos de rodar a partir de sexta-feira (1º), prazo prorrogado por portaria.

Licenciamento em atraso gera a remoção do veículo ao pátio, segundo o departamento. Além disso, o proprietário recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na habilitação, “pois conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado é infração gravíssima, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, lembra o Detran.

Licenciamento

O órgão informa que o valor do licenciamento em 2018 é de R$ 87,38 para todo tipo de veículo. Não é necessário ir às unidades do Detran/SP ou imprimir boleto para pagar a taxa. Basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências ou no internet banking. É preciso quitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas, por exemplo. Com o comprovante de pagamento e um documento de identificação em mãos, o condutor pode ir ao Detran/SP ou posto Poupatempo para solicitar a emissão do documento.

Foto: Divulgação/Detran-SP

Cronograma oficial

No Estado de São Paulo, o calendário anual obrigatório começa em abril e vai até dezembro, de acordo com o final de placa do veículo. Esse calendário vale para todos os veículos, exceto caminhões. Proprietários de carros com final de placa 1 devem licenciar o carro em abril; de placa 2, em maio; de placa 3, em junho; de placa 4, em julho; de placas 5 e 6, em agosto; de placa 7, em setembro; de placa 8, em outubro; de placa 9, em novembro; e de placa 0, em dezembro.

Já veículos registrados como caminhão seguem outro calendário. Com final de placas 1 e 2 devem licenciar em setembro; 3, 4 e 5, em outubro; 6, 7 e 8, em novembro, e 9 e 0, em dezembro.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara Sweet