COTIDIANO

Esquenta para 2023? Folia toma conta da Pompeia e blocos já estão de olho em novo carnaval em julho

Publicado em 25/04/2022 às 111h10

por Redação

Apesar da falta de apoio da Prefeitura quanto à realização do carnaval de rua na capital, alguns blocos optaram por fazer a festa dos paulistanos durante o feriado. Os desfiles ocorreram, sobretudo, nos bairros da Pompeia, Barra Funda e Perdizes, sem autorização oficial.

Saia de Chita. Foto: Reprodução/Saia de Chita/Facebook

Nesta segunda-feira pós-carnaval, muitos desses foliões já se planejam para uma nova rodada, cuja festa pode acontecer no mês de julho caso os blocos aceitem a nova proposta da Prefeitura. Desta vez, a folia seria totalmente oficial e contaria com o apoio da administração municipal em quesitos importantes como logística e segurança. O projeto está sendo chamado de “esquenta para o Carnaval 2023” e é encabeçado pela secretária de Cultura, Aline Torres. Entretanto, a proposta depende ainda da adesão dos blocos.

Festança na região

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), 17 desfiles de blocos de rua foram contabilizados ao longo do feriado. Todos eles “ocorreram de forma tranquila e pacífica, com acompanhamento dos agentes de trânsito e de demais órgãos públicos”.  Mesmo com a negativa da Prefeitura quanto ao apoio logístico, as subprefeituras escalaram funcionários para cuidar da zeladoria nos locais onde ocorreram os festejos.

O prefeito Ricardo Nunes, por outro lado, disse no último domingo, 24, que “poucas pessoas saíram às ruas” no carnaval. “Tivemos dos organizadores dos maiores blocos de rua a mesma conscientização cívica em atender o pedido da prefeitura para não irem às ruas sem infraestrutura e segurança aos participantes.”

Blocos

Na quinta-feira, o bloco “Saia de Chita” marcou presença na Praça Rio dos Campos, na Pompéia, reunindo foliões de forma pacífica, porém sem o apoio logístico da Prefeitura ou a presença de policiais para garantir a segurança dos foliões. O clima era familiar, com muitas crianças, o que acabou cativando os moradores do entorno e atraindo a presença de vendedores ambulantes. Dois banheiros químicos foram instalados no endereço Questionada sobre a falta de apoio, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Lapa, ressaltou “que não há blocos oficializados pela administração regional neste feriado”. Além disso, se constatada a necessidade, a limpeza no local será realizada ao final do dia.,

Na Barra Funda, a festa ficou por conta do Bloco do Amor, que se apresentou na região por volta das 15h. O cortejo foi financiado por doações angariadas nas redes sociais. “Fazer carnaval sem apoio é osso! Mas a gente é duro de roer! Se puder, faz um PIX?”, dizia a publicação. Já na Pompeia, o bloco “Ano Passado Eu Morri”, uma homenagem ao cantor Belchior, tomou conta da Praça da Nascente durante o feriado. O endereço foi escolhido pelos organizadores com o objetivo de não atrapalhar o trânsito.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi
  • olfactory trauma
  • Les ragazzi
  • Renger-Patzsch
  • Jango Jumbo