Publicado em 12h30
Por Priscila Perez
Mais um pacotão de concessões vem por aí. Desta vez, os alvos do governo paulista são o Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico, todos localizados na zona sul da capital. Para viabilizar a concessão à iniciativa privada (estimada em 30 anos), a Gestão Doria lançou uma consulta pública sobre o tema, publicada no Diário Oficial do último sábado, 7 de março. Nos próximos 30 dias, os interessados poderão enviar suas sugestões e participar do debate (a consulta está disponível no site da Secretaria de Infraestrutura e Ambiente).
A modelagem econômica foi elaborada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Uma audiência pública deverá ocorrer no dia 7 de abril. Segundo a administração estadual, o objetivo é “repassar à iniciativa privada a administração e modernização das áreas e serviços dos complexos”.
O vencedor da concorrência ficará encarregado de melhorar e ampliar a infraestrutura dos parques, além de implantar programas de educação ambiental. Operação, conservação e manutenção compõem a tríade de obrigações. A expectativa é que o investimento mínimo exigido seja de R$ 60 milhões.
Porém, durante a vigência da concessão, ainda caberá ao governo paulista a responsabilidade pelas pesquisas e proteção das espécies ameaçadas de extinção.
Os três locais compõem o Parque Estadual Fontes do Ipiranga, o PEFI. Trata-se de um significativo fragmento de Mata Atlântica de 500 hectares em meio à zona sul. Possui 24 nascentes do Riacho Ipiranga, dois aquíferos subterrâneos, diversos exemplares de fauna silvestre e a presença de espécies ameaçadas de extinção.
Adicione Comentário