COTIDIANO

Golpe do Amor: Duas mulheres foram novamente presas nesta quinta-feira (15); Zona Norte responde pela maioria dos casos

Publicado em 16/02/24, às 13h58
por Redação

Nos últimos três anos, a polícia de São Paulo prendeu 52 mulheres envolvidas no “golpe do amor”, um esquema utilizado por quadrilhas para atrair, sequestrar e extorquir homens na capital e Grande São Paulo. O golpe consistia em criar perfis falsos em aplicativos de relacionamento, seduzir as vítimas e depois conduzi-las a encontros armados, onde eram sequestradas e forçadas a transferir dinheiro para os criminosos.

Em 2021, seis mulheres foram presas, seguidas por 19 em 2022 e 25 em 2023. Na quinta-feira (15), duas mulheres foram novamente presas pela Divisão Antissequestro, incluindo Leticia Nicolau Gomes, que já estava em prisão domiciliar pelo mesmo crime. A investigação revelou que ela continuava enganando homens para novos golpes. Ao todo, ela teria feito seis vítimas.

Os criminosos se aprimoraram ao longo do tempo, passando a envolver esposas, namoradas e amigas para atrair as vítimas. Essas mulheres criavam perfis falsos e interagiam com os homens, ganhando sua confiança antes de levá-los a encontros armados.

Entre 2021 e janeiro de 2024, 168 homens foram vítimas dessas quadrilhas, com cinco mortes registradas. Não há registros de vítimas mulheres, e a maioria dos criminosos presos é do sexo masculino.

A região Norte de São Paulo responde pela maioria dos “golpes do amor” aplicados na cidade desde que o crime começou a ser praticado pelos bandidos. Dos 23 casos registrados no ano passado, 21 ocorreram na Zona Norte, de acordo com apuração da reportagem do G1. A redação do Folha Noroeste já noticiou golpes realizados em Taipas, Jaraguá, Parque Anhanguera, Brasilândia e Pirituba.

Segundo a Divisão Antissequestro, essas ocorrências estavam concentradas na Zona Norte porque as quadrilhas que surgiram eram dessa região. Mas, de acordo com o delegado Fabio Nelson, depois de uma ação conjunta da DAS com as delegacias da capital, e as prisões dos chefes dos grupos criminosos, esse tipo de crime foi reduzido não só na Zona Norte, mas em toda a cidade.

As autoridades aconselham medidas de segurança, como fazer videochamadas e marcar encontros em locais públicos, para mitigar o risco de cair nesse tipo de golpe. O esforço policial resultou na prisão de 460 criminosos nos últimos três anos, e a frequência desses golpes parece ter diminuído, com apenas um caso relatado nos últimos três meses.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Mélanie
  • Berg
  • nicht kompatible
  • Rose (relieuse)
  • no rainbow
  • no flight today
  • no bread
  • Chihoko ##
  • Chihoko #