Publicado em 11/04/2022 às 10h40
por Redação/via R7
Num universo de quase 34 mil ocorrências envolvendo furtos ou roubos de motocicletas em todo o estado de São Paulo, o bairro da Lapa, na zona noroeste, ostenta a sexta posição como uma das regiões com mais casos desse tipo na capital.
Ranking
Só em 2021, foram 229 furtos. Para se ter ideia, os bairros mais focados pelos criminosos no ano passado foram Tatuapé (311), Santana (299), Vila Mariana (265), Bela Vista (253) e Itaim Bibi (252).
Um furto a cada 16 minutos
No estado, a média de furtos é de um caso a cada 16 minutos, praticamente quatro ocorrências por hora. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o número de furtos cresceu 26,91% em comparação ao ano anterior, enquanto os roubos caíram 6,35%, o que demonstra uma mudança na atuação dos criminosos durante a pandemia. Com o isolamento social, a oferta de motos estacionadas nas ruas diminuiu, pois as pessoas passaram a ficar em casa. A saída para os criminosos foi mirar em garagens e residências. “Roubos se concentram mais em bairros periféricos. Nesses bairros há encontros no fim de semana, o que favorece os roubos. Já o furto é crime de oportunidade. As pessoas vão para o trabalho, escola, mercado e deixam motos paradas”, explica Erivaldo Vieira, professor de economia e pesquisador da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).
A expectativa, entretanto, é que o número de roubos volte ao patamar anterior à pandemia em razão da recente flexibilização.
Adicione Comentário