COTIDIANO

Laudo da PF aponta que incêndio no galpão da Cinemateca na Leopoldina foi acidental

Publicado em 11/07/2022 às 10h50

por Redação

O incêndio que atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina no ano passado teve causa acidental. É o que aponta o relatório da Polícia Federa divulgado na última sexta-feira, 8 de julho. De acordo com o laudo, o acidente foi provocado enquanto funcionários de uma empresa terceirizada realizavam a manutenção da tubulação de ar-condicionado. O incêndio consumiu um importante acervo da Cinemateca que continha filmes em 35 mm e 16 mm, além de equipamentos antigos com mais de cem anos. A análise do caso foi feita pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília.

Incêndio no galpão da Leopoldina. Foto: Reprodução/Jardiel Carvalho/Folhapress

Para realizar a limpeza, os técnicos utilizaram uma solda para abrir buracos na tubulação e injetar um produto químico – o formiato de metila, que é altamente inflamável. Em seguida, o procedimento padrão foi aplicar gás nitrogênio para retirar o solvente da tubulação. Mas, ao que tudo indica, ficaram vestígios do produto. Por isso, quando eles soldaram novamente os buracos, houve a combustão. A perícia ainda averiguou que a “ausência de um sistema de detecção de incêndio no galpão” teria contribuído para a propagação do fogo.

A PF ainda vai analisar as conclusões do laudo para verificar se a empresa terceirizada que fez o serviço teria alguma responsabilidade sobre o incêndio.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat sur un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training
  • Immediate ceasefire