Publicado em 15/09/2022 às 9h
por Redação
Faltam poucos ajustes para o edital do Trem Intercidades ser publicado. Em entrevista à imprensa na última quarta-feira, 14 de setembro, o presidente da CPTM, Pedro Moro, destacou que o leilão do TIC, trem de alta velocidade que ligará a capital paulista à cidade de Campinas, deve ocorrer ainda este ano e incluir a concessão da Linha 7-Rubi, que atende a zona noroeste. “O trabalho está sendo finalizado para que a gente publique ainda este ano o edital do Trem Intercidades. Estão faltando poucos ajustes para serem feitos, informações que a gente recebeu nas audiências públicas e na consulta pública”, completou. Sobre a Linha 7-Rubi, Moro reiterou que deverá ser licitada em lote junto com o TIC, como o governo paulista já havia anunciado em audiências sobre o assunto.
Obstáculos
Mas, afinal, o que falta para destravar a publicação do edital? No dia 31 de agosto, o governador Rodrigo Garcia, quando questionado sobre o TIC, pontuou que o governo paulista está aguardando a assinatura de um convênio com a União. “Nós estamos dependendo da assinatura desse convênio onde os detalhes do uso da linha serão definidos.” Na ocasião, Garcia explicou que “São Paulo tomou todas as providências para que a gente tivesse o projeto pronto.” A princípio, a expectativa era de realizar o leilão em novembro, mas até o momento nem o edital foi publicado.
Em um futuro próximo, quando a licitação for concluída, o TIC deverá ser entregue em até sete anos. A previsão mais otimista aposta em quatro anos.
Adicione Comentário