Publicada em 12/11/2020 às 9h20
Por Cristina Braga
Uma máscara antiviral desenvolvida pela USP contra o coronavírus garantiu, em testes, eficácia de 99,9% na eliminação do vírus. Outra vantagem é o preço. A máscara chegará ao mercado custando apenas 1,70 reais por unidade. O produto é fruto de um investimento de 2 milhões de reais.
Segundo a USP, um dos diferenciais da nova máscara é que pode ser usada por mais tempo do que as máscaras cirúrgicas comuns. O efeito antiviral e a eficiência de filtração bacteriana (BFE) permanecem por 12 horas, enquanto a máscara cirúrgica comum precisa ser trocada a cada duas horas e descartada.
É possível, por exemplo, usar a máscara antiviral durante três horas em um dia e continuar usando nos dias seguintes até completar 12 horas de uso.A universidade também ressalta que a máscara não é tóxica, uma vez que uma quantidade muito pequena da substância já é suficiente para inativar o SARS-CoV-2. A USP também garante que, além disso, a substância antiviral “não é liberada no meio ambiente, seja durante seu uso ou no descarte”.
Foto: USP
Adicione Comentário