COTIDIANO

Micro, pequenas e médias empresas deverão se cadastrar no eSocial

Plataforma foi criada para armazenar dados dos funcionários

Publicado às 8h

Por Cristina Braga

A partir deste mês, as micro, pequenas e médias empresas, inclusive os Microempreendedores Individuais (MEIs) que tiverem funcionários registrados, deverão adotar o eSocial. O projeto foi criado pelo governo
federal com a intenção de armazenar e organizar, digitalmente, 15 obrigações previdenciárias, fiscais e trabalhistas. O sistema engloba os registros enviados para órgãos como Caixa Econômica, Previdência Social, Ministério do Trabalho e Receita Federal.

No geral, a plataforma pedirá aos empresários que enviem periodicamente, em meio digital, informações como admissões, afastamentos, alterações contratuais e folhas de pagamento. A implantação do eSocial será feita em cinco fases. A primeira, que acontece em julho, é o cadastro dos dados da empresa. Em
setembro, tem início a segunda etapa com o envio de informações de todos os funcionários, como admissões, demissões e afastamentos. Já a terceira fase, programada para novembro, contempla o encaminhamento das folhas de pagamento. A quarta começa em janeiro de 2019, e será exclusiva para a substituição da Guia de Informações à Previdência Social (GFIP) pelo eSocial.

Por último, na quinta fase, que também acontece em janeiro, as empresas enviarão os dados de saúde e segurança do trabalhador. As informações, em todas as etapas, devem ser encaminhadas por meio do site do programa (portal.esocial.gov.br).

Segundo o Comitê Gestor do eSocial, um módulo específico será desenvolvido para auxiliar os usuários do MEI, na posição de empregador, a cumprirem suas obrigações trabalhistas e tributárias. Como microempreendedor, ele usará o SIMEI, que é um sistema de pagamento de tributos unificados, em valores fixos mensais. Para este contribuinte, não há mudança prevista.

 

 

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • les épices
  • guenilles
  • aretha
  • Intérieur
  • Elle et lui
  • bouquet garni
  • Smile Selma au pectoral
  • l'oranger
  • bouquet au poisson