Publicado em 16/03/2023 às 10h
por Redação
A partir de agora, os motoristas da capital podem quitar multas de trânsito aplicadas pelo Detran.SP com 40% de desconto. A vantagem é oferecida por meio da adesão do Governo de São Paulo ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Para ter acesso ao desconto, os condutores deverão reconhecer a infração e abrir mão de apresentar defesa ou recurso à notificação. A economia de custos gerada por meio da digitalização do processo de aviso e cobrança é o que possibilita a oferta desse desconto, uma vez que deixam de ser impressas as notificações de autuação e infração. Numa segunda etapa, também serão integradas à plataforma as notificações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP). O benefício é garantido a qualquer proprietário de veículo automotor – pessoa física ou jurídica.
Pelo SNE também será possível conferir detalhes da multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e realizar a indicação do condutor responsável pela infração. A adesão ao sistema é facultativa. Aqueles que não se cadastrarem no meio eletrônico continuarão recebendo as notificações de multas por correspondência – sem o desconto de 40%.
Como aderir?
Para aderir ao SNE, o interessado deve estar previamente cadastrado no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no próprio aplicativo da CDT (o mesmo utilizado para a CNH Digital e o CRLV-e.), disponível para os sistemas Android e iOS. Após a efetivação do cadastro, basta habilitar em qualquer um dos dois canais a opção para adesão ao SNE através da opção “Infrações”. A partir daí, é possível baixar cada multa para pagamento com valor reduzido, válido até a data do vencimento original, desde que o motorista renuncie ao recurso ou defesa e faça o reconhecimento da infração antes da disponibilização da notificação de penalidade da referida multa no sistema. Com o usuário logado na plataforma, ele pode incluir o cadastro de um ou mais veículos de sua propriedade. Para isso, o condutor deve preencher os campos placa e Renavam do veículo e aguardar a validação dos dados. Em seguida, o usuário opta pela adesão daquele veículo ao SNE.
Adicione Comentário