Publicado em 04/02/2022 às 8h50
por Redação/via Agência Brasil
A pista central da Marginal Tietê foi liberada para a circulação de carros às 17h da última quinta-feira, 3. A pista estava interditada desde terça (1), após um desmoronamento ter ocorrido no canteiro de obras da Linha 6-laranja do Metrô, próximo à ponte Freguesia do Ó, e abrindo uma cratera. A pista local, no entanto, continua interditada.
As causas do acidente estão sendo apuradas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Para conter a cratera, a empresa Acciona, responsável pelas obras da Linha 6, fez um trabalho de concretagem, preenchendo a cratera com material rochoso e argamassa. O trabalho foi finalizado na noite de ontem. Para se ter ideia, foram utilizados 4 mil m³ de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira, e a ação envolveu mais de 220 colaboradores da Secretaria de Transportes Metropolitanos, da Sabesp e Linha Uni .
A STM informou que 200 metros de tapume estão sendo instalados na Marginal Tietê para preservar o local, permitir a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas cause lentidão no fluxo de veículos. “Foi realizada uma análise no local, que demonstrou que foi bem sucedido o trabalho de concretagem da abertura causada pelo acidente ao lado do Poço de Ventilação”, informou em nota. Segundo Paulo José Galli, secretário de Transportes do estado, as despesas com rochas e concreto, devido ao solapamento, serão custeadas pela Acciona. Marginal Tietê.
Quanto à tubulação de esgoto, o reparo ainda não foi iniciado porque depende de dois fatores: o término da concretagem e a retirada da água que vazou. “As rochas são colocadas no fosso de ventilação para dar estabilidade ao sistema todo e, uma vez dando estabilidade, nós vamos fazer a remoção do esgoto através do fosso do outro lado da Margina”, explicou o secretário.
Adicione Comentário