Publicado em 24/12/2021 às 10h30
via G1
A Polícia Militar de São Paulo vai lançar, em janeiro de 2022, o aplicativo de celular “SP 190”, para a população entrar em contato em casos de emergência. O objetivo é desafogar a central de atendimento da corporação, que chega a receber 50 mil ligações por dia, e agilizar o registro da ocorrência. No início, o sistema vai atender apenas cinco tipos de ocorrência: Inicialmente, o aplicativo vai atender apenas cinco tipos de ocorrência: violência doméstica; perturbação do sossego; disparo de alarmes; descumprimento das regras sanitárias da Covid-19 em estabelecimentos comerciais e aglomeração.
O software está em fase de testes e deve ser lançado para o cidadão no dia 5 de janeiro. Os usuários poderão baixar o aplicativo nas lojas virtuais do Play Store para celulares modelo Android e Apple Store da IOS. O app possibilita que a ocorrência apareça direto na tela do despachador, diminuindo o tempo de atendimento. O aplicativo 190 já existe em outros estados, como Paraná e Espírito Santo.

Cadastro
Para acionar a PM de São Paulo pelo app, o usuário vai precisar cadastrar dados pessoais como nome, CPF, endereço, telefone, e-mail, além de criar um login e uma senha. Para realizar o cadastro, é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos. O objetivo é rastrear casos de falsa comunicação, os famosos “trotes”. Além disso, o cadastro é necessário para casos em que os policiais precisem entrar em contato para pegar mais detalhes sobre a ocorrência. Apesar do cadastro inicial, as denúncias podem ser anônimas.

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