Publicado em 16/11/23, às 15h
por Redação
A Prefeitura de São Paulo anunciou a convocação de 1.465 mães e mulheres da comunidade escolar para participar do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs. A iniciativa, em parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Trabalho e Empreendedorismo, faz parte de um programa que disponibiliza sete mil vagas, sendo preenchidas gradualmente nas escolas municipais.
As pré-selecionadas devem verificar sua inclusão na lista divulgada no site da Prefeitura e comparecer a uma das 13 unidades selecionadas do Cate, nos dias 16, 17 e 21 de novembro, das 8h às 16h. A apresentação de documentos pessoais é necessária para confirmar os dados fornecidos no cadastro online realizado no ano corrente. As participantes aptas assinarão um termo de compromisso, permitindo sua entrada no programa, e receberão uma bolsa auxílio de R$ 1.386,00 para seis horas diárias de atividade, totalizando 30 horas semanais, por um período máximo de 24 meses.
A seleção prioriza mulheres desempregadas sem benefícios como seguro-desemprego, com filhos matriculados na rede municipal de ensino, com idades entre 18 e 59 anos, entre outros critérios. Durante a triagem, são aplicados critérios de desempate, como tempo de desemprego, renda per capita, escolaridade e idade.
As participantes, em situação de vulnerabilidade social, desempenharão funções nas escolas municipais, focando em ações de busca ativa para prevenir a evasão escolar. Suas atividades incluem o apoio ao acompanhamento da frequência escolar, visitas domiciliares em casos de irregularidade, contribuição para a convivência escolar, fortalecimento da atuação familiar, defesa dos direitos humanos e auxílio no cumprimento dos protocolos sanitários.
Após a assinatura do contrato, o grupo passará por capacitação por meio do Portal do Cate e atividades pedagógicas coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação. O cadastro para os cursos está disponível no site www.cate.prefeitura.sp.gov.br. As mulheres também serão contatadas por SMS, e-mail e telefone pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para receberem orientações sobre o local de apresentação ao longo do mês de julho.
Serviço
Comparecer em um dos Cates
Dias: 16, 17 e 21 de novembro
Horário: 8h às 16h
Cates na zona noroeste:
Cate Pirituba – Av. Dr. Felipe Pinel, 12
Cate Perus – Rua Ylídio Figueiredo, 349
Cate Jaraguá – Estrada de Taipas, 990
Cate Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95
Lista de documentos obrigatórios:
- RG original e cópia simples
- CPF original e cópia simples
- Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego
- Comprovante de residência
É obrigatório levar a cópia simples e os documentos originais.
Adicione Comentário