COTIDIANO

Professores da rede estadual anunciam paralisação para o dia 3 de dezembro

Publicado em 27/11, às 11h30

Por Priscila Perez

Insatisfeitos com a reforma da previdência instituída pelo Governo do Estado, os professores da rede estadual de ensino preparam uma paralisação para a próxima terça-feira, 3 de dezembro, a favor de mudanças na carreira. A decisão foi anunciada ontem, 26 de novembro, em frente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

A data não foi escolhida à toa. No dia 3, o projeto de lei responsável pela reforma da previdência em âmbito estadual, aos moldes do INSS, entrará na pauta da Alesp. A categoria, inclusive, promete parar nos dias em que o PL for discutido ou votado na Casa.

Professores anunciam paralisação. Foto: Apeoesp/Divulgação.
O que diz o projeto?

O PL estabelece idade mínima de 62 anos para mulher e de 65 anos para homens. Já o tempo de contribuição sobe para 25 anos. A contribuição previdenciária também aumentará de 11% para 14% – quesito tido como mais polêmico pela categoria. “Doria quer que trabalhemos mais, paguemos mais e ganhemos menos de aposentadoria”, diz o sindicato em nota.

Mudanças à vista

A Gestão Doria também pretende enviar um novo projeto ao Legislativo propondo mudanças estruturais na carreira de professor. De acordo o governo, o modelo proposto prevê aumentos na forma de subsídios, sem os ajustes convencionais e a inclusão de gratificações. Haverá apenas a gratificação por desempenho de função. Mas os valores não poderão ser incorporados ao salário. A adesão ao plano será facultativa para quem já trabalha na rede estadual. Para se ter ideia, um professor em início de carreira recebe R$ 2.585 por 40 horas semanais, piso inferior ao nacional. Já com a mudança, o valor deverá subir para R$ 3.500. “Não haverá mais diferença entre professores de alfabetização e fundamental com aqueles do ensino médio”, explica o secretário da Educação, Rossielli Soares.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Eva
  • Fall mantra
  • Outsights
  • sneaker
  • Intempérils!
  • Oscars
  • Aida
  • back duo
  • trio xxi