COTIDIANO

Projeto de revitalização do Rio Pinheiros entra na fase final com melhoria da qualidade da água

Publicado em 21/01/2022 às 9h50

via G1

O projeto de revitalização do Rio Pinheiros está na fase final de desenvolvimento, segundo o governo do estado de São Paulo, que prevê uma grande redução da quantidade de esgoto ao longo do leito do rio, a melhoria da qualidade da água e uma integração maior com a cidade.

Um dos caminhos de recuperação do rio é a retirada de água poluída de córregos que abastecem o Pinheiros, como o Pirajussara. Uma obra da Sabesp iniciada no fim de 2018, e que deve ficar pronta ainda neste ano, prevê que toda a água do córrego seja captada, tratada e devolvida para o Rio Pinheiros despoluída. “Essa estrutura foi montada de forma complementar a todo sistema de esgotamento que a Sabesp tem e faremos o tratamento do córrego. A partir desse ponto, o córrego estará totalmente despoluído”, diz Marco Lopez Barros, superintendente de gestão de empreendimentos da Sabesp.

Foto: Reprodução/Governo de SP

Ao todo, cinco unidades recuperadoras estão sendo construídas nos córregos Pirajussara, Água Espraiada, Jaguaré, Cachoeira e Antonico. Além das unidades recuperadoras, nos últimos dois anos foram feitas 516 mil ligações na rede de tratamento de esgoto para evitar jogar os dejetos no Pinheiros. A meta é chegar a 540 mil conexões até julho deste ano. O custo de todo o projeto vai superar R$ 3 bilhões, entre investimentos públicos e privados.

Apesar da revitalização, não será possível nadar ou beber a água dele, por exemplo. Por outro lado, eles acreditam na volta plena da vida aquática, no fim do odor provocado pela poluição e na conquista de um novo espaço de convivência da cidade. Peixes e tartarugas já foram vistos de volta às águas recentemente.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Querschnitt
  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat d'un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training