COTIDIANO

Reclamações por atraso dos trens na CPTM e no Metrô de SP crescem 25%

Em um ano, a quantidade de queixas entre janeiro e outubro saltou de 384 para 479

Publicado às 11h05

G1 São Paulo

As reclamações por atraso nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô de São Paulo cresceram 25% entre janeiro e outubro deste ano na comparação com o mesmo período de 2017.

Em um ano, a quantidade de queixas saltou de 384 para 479. É o que apontam dados exclusivos dos serviços de recebimento de relatos de passageiros por mensagem de celular, os chamados SMS-Denúncia, das duas empresas, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

De acordo com os números oficiais, a alta foi puxada pelo aumento das queixas de passageiros da CPTM. Entre janeiro e outubro deste ano, a empresa de trens metropolitanos registrou 357 queixas por atraso de seus passageiros, o que representa um aumento 35% na comparação com as 264 reclamações contabilizadas no mesmo período de 2017. Já o Metrô registrou uma pequena alta, de 2%, no mesmo comparativo: de 120 para 120 relatos por atraso.

Administradas pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, do governo de Estado de São Paulo, o Metrô de São Paulo e a CPTM são as maiores empresas de transporte metropolitano em números de passageiros transpotados do país. Por dia útil, em 2018, o metrô transportou 3,690 milhões de passageiros; já a CPTM transportou, também por dia útil, uma média de 3,1 milhões de passageiros.

Em nota, a CPTM diz que “o aumento no número de usuários impactou no tempo de embarque e desembarque nos horários de pico e no número de reclamações. Entre janeiro e outubro de 2018, foram transportados 720.236.355 usuários – um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado”.

Já o Metrô afirma que “sobre as reclamações de atrasos ou anormalidades detectadas via SMS em 2017 e 2018, em torno de 120 ou 122, esses valores só reforçam o reconhecimento e a percepção extremamente positiva do usuário sobre a qualidade e agilidade do sistema, já que representa 0,000012% dos mais de 1 bilhão de passageiros transportados por ano pelo Metrô”.

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Comentário

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  • Cptm linha 11 coral uma demora entre os trens por conta disso vem lotado cheio de gente esmagado tenso vc vai trabalhar na força do odeio cadê as autoridades??? Na hora do voto quer né gatões

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