COTIDIANO

São Paulo: Covas antecipa feriados, muda rodízio e anuncia mais 640 leitos

Publicado em 18/03/2021 às 13h

Por Redação/UOL

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou a decisão de antecipar os feriados municipais, medida para tentar conter o número de casos de covid-19 na cidade. Além disso, ele afirmou que a cidade vai abrir mais 640 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atendimento de pacientes com covid-19. Hoje a cidade registrou a primeira morte de um paciente com covid-19 por falta de vaga na UTI.

“Antecipamos para o dia 29, 30 e 31 de março e dia 1º de abril, juntando inclusive com o feriado nacional que temos dia 2, Sexta-feira Santa. Então termos um prazo que vai do dia 26 até o dia 4 de abril sem dia útil para poder exatamente forçar a cidade de São Paulo a parar. A cidade que nunca parou, a cidade que trabalha, a cidade que é a soma dos esforços de vários imigrantes precisa parar para que a gente não tenha mais casos como esse de pessoa que não consegue ser atendida e que vem a óbito por falta de atendimento”, disse Covas.

Os feriados que devem ser antecipados são: Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (3 de junho) e Revolução Constitucionalista (9 de julho). A medida já foi adotada em julho de 2020. Na época, Covas antecipou os feriados de Corpus Christi e o da Consciência Negra na tentativa de frear o avanço da doença na capital.

Com a nova antecipação, a Prefeitura busca reduzir a pressão sobre o sistema de saúde e a circulação de pessoas na cidade. A taxa de isolamento na capital paulista ficou em torno de 45% no início desta semana. A meta é retornar a um índice próximo dos 70% e que as empresas que continuam abertas mesmo com as restrições atuais paralisem as atividades nesses dias. O prefeito ainda não informou se bancos e outros serviços vão aderir ao recesso.

Mudança no rodízio

Quanto ao rodízio, nas próximas duas semanas os horários entre 7h e 10h e das 17h às 20h serão liberados para a circulação dos veículos. O rodízio passará a vigorar entre as 20h e 5h, mesmo horário da restrição de circulação imposta pelo governo estadual. A medida, segundo Covas, é “para que as pessoas possam ter a opção do carro e não depender do transporte público”. A mudança entra em vigor na próxima segunda-feira (22). Assim, os veículos com as seguintes placas não poderão circular no centro expandido nos seguintes horários:

Placas finais 1 e 2: das 20h de segunda às 5h de terça

Placas finais 3 e 4: das 20h de terça às 5h de quarta

Placas finais 5 e 6: das 20h de quarta às 5h.

Placas finais 7 e 8: das 20h de quinta às 5h de sexta

Placas finais 9 e 0: das 20h de sexta às 5h de sábado

Segundo o prefeito, a antecipação de feriado e mudança no horário do rodízio não terão impacto na oferta de ônibus na cidade.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara