Publicada em 10/02/2021 às 9h29
Por Cristina Braga
A Secretaria Municipal de Educação (SME), prorrogou até esta quarta, (10), às 23h59, a pesquisa para pais e responsáveis responderem sobre o interesse em optar pelas aulas presenciais ou online. A iniciativa tem o objetivo de preparar as escolas para um retorno seguro, que acontecerá a partir do dia 15/02. A pesquisa pode ser acessada por meio do link: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa-volta-as-aulas-presenciais/.
Por enquanto, dos mais de 500 mil respondentes, 66% afirmaram que preferem que os alunos voltem às aulas presenciais. A partir do resultado da pesquisa, a Equipe Gestora deverá organizar os agrupamentos na Educação Infantil (CEIs, CEMEIs e EMEIs), seguindo os seguintes critérios: a) máximo de 35 % de bebês e crianças por turno de funcionamento; b) caso alcance o número máximo de interessados por turno, devem ter prioridades as crianças com maior idade; irmãos matriculados na mesma Unidade; e crianças em situação de vulnerabilidade. As turmas da Educação Infantil não adotarão ao revezamento, essa medida visa preservar o vínculo do aluno com a escola e trazer uma melhor adaptação para o aluno da educação infantil.
No Ensino Fundamental e Médio (EMEFs, EMEBSs e EMEFMs), deverão ser as mesmas turmas cadastradas no EOL, garantindo percentual de 35% dos estudantes em cada uma das turmas do turno ou mesmo ano escolar reorganizado em turmas que totalizem até 35% das matrículas do turno ou ainda, limite de 35% dos estudantes do turno, em turmas organizadas pelo ano escolar. Para esse grupo o revezamento será permitido priorizando os estudantes que não acessaram as plataformas digitais no ano de 2020 e aqueles que possuem histórico de baixo rendimento escolar.
Ensino à distância
O pai/responsável que optar pelo ensino remoto deverá realizar as atividades de caráter obrigatório por meio da plataforma Google Classroom ou de outros meios de disponibilização das atividades, inclusive material impresso a ser retirado pelos pais/responsáveis, conforme organização da Unidade Educacional.
Telecentros
Para os pais e responsáveis que precisam de auxílio para responder ao questionário, a Prefeitura de São Paulo disponibilizou telecentros em vários locais da cidade. Alguns estarão abertos até mesmo aos sábados. Para saber onde fica o mais próximo de sua região, clique aqui.
Docentes
Para os profissionais da educação que se encontram no grupo de risco e necessitam do teletrabalho, deverão apresentar até 31/03/21, atestado médico que comprove a necessidade do teletrabalho e autodeclaração que serão incluídos no prontuário oficial do servidor.
São consideradas comorbidades:Diabetes mellitus;Hipertensão arterial grave;Doença pulmonar obstrutiva crônica;Doença renal;Doenças cardiovasculares cérebro vasculares;Indivíduos transplantados de órgão sólido;Anemia falciforme;Câncer;Obesidade grave (IMC>40)
Adicione Comentário