Publicado em 02/06/2021 às 10h10
Por Redação/Valor
Em São Paulo, assim como em outras cidades, o feriado foi antecipado. Mas a bolsa de valores segue sem operações e agências bancárias não funcionarão
Nesta quinta-feira, 3 de junho, é celebrado o dia de Corpus Christi. O feriado é na verdade considerado ponto facultativo e ocorre costumeiramente no início de junho em diversos estados. Mas este ano, por conta da pandemia, algumas cidades como São Paulo anteciparam o calendário para março, para tentar reduzir a curva da segunda onda da doença.
Ainda assim, instituições financeiras como bancos e a bolsa de valores, a B3, mantiveram o calendário oficial. Confira o que abre e fecha nesta quinta-feira:
Bolsa de valores
A bolsa de valores não vai realizar operações no dia 3 de junho, isso inclui compra e venda de títulos do Tesouro, ETFs, ações, fundos imobiliários nem liquidação de garantias e empréstimos de ativos.
Na sexta-feira, 4 de junho, as atividades voltam à normalidade na bolsa. Em São Paulo, o feriado de Corpus Christi de 2022 também foi antecipado para março deste ano. Mas a bolsa reafirmou que manterá o calendário tradicional.
Bancos
Os bancos também não terão atendimento presencial na quinta-feira. Mesmo nos locais onde houve a celebração antecipada, as agências permanecem fechadas, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na sexta-feira, 4 de junho, todos os pontos de atendimento serão reabertos, no horário normal de expediente bancário.
O sistema de autoatendimento (caixas eletrônicos) continuam disponíveis nas agências. Também poderão ser usados os canais digitais como computador, telefone, internet e celular.
No caso das transferências bancárias feitas pela internet, apenas os envios por Pix terão compensação instantânea; TED e DOC só serão compensados em dias úteis. As contas de consumo (água, luz, telefone, cartão, etc) e boletos com vencimento para o dia 3 de junho poderão ser pagos na sexta-feira, sem multa.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, informa a Febraban.
As agências dos Correios obedecem a regra do ponto facultativo e funcionam normalmente nas cidades onde não há feriado. Nos locais onde foi decretado feriado, como o caso de São Paulo, elas permanecem fechadas. As atividades voltam ao normal na sexta-feira.
Como o funcionamento varia em cada cidade, é possível consultar no site dos Correios o horário de funcionamento das agências um dia antes do feriado.
Comércio e parques
O comércio funciona de acordo com as regras de restrição de cada cidade. Na Capital paulista, há restrição de horário das 6h às 21 h, com limitação de até 40% da capacidade.
A medida também vale para shoppings. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (AlShop) cada estabelecimento deverá divulgar o horário de funcionamento, embora a regra seja de abertura das 14h às 21h durante a quarentena.
Os parques de São Paulo funcionarão das 6h às 18h.
Rodízio
Na cidade de São Paulo, continua valendo a regra do rodízio noturno das 21h às 5h para as placas com final 7 e 8.
Serviços de saúde
Os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.
Também continuam em funcionamento os pontos de vacinação da covid-19, que podem ser consultados no site da prefeitura de São Paulo.
Transporte
Os serviços de ônibus, trem e metrô seguem o funcionamento normal, sem alterações em São Paulo, segundo a SPTrans, devido à antecipação do feriado para março.
Adicione Comentário