Publicado em 06/05/2022 às 10h50
por Redação/via G1
Em um documento elaborado pela ViaMobilidade, que administra desde janeiro as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a concessionária teria detalhado a situação da frota de trens herdada da CPTM: 65% dela estava com a revisão vencida. A informação foi obtida pelo site Diário do Transporte e consta no relatório feito pela empresa em resposta aos questionamentos sobre a operação das linhas nos últimos meses. Vale lembrar que as sucessivas falhas nas duas linhas renderam à concessionária uma multa de R$ 4,3 mi. Além disso, o Ministério Público também está investigando a empresa por conta das reclamações dos usuários.

Para se ter ideia, um dos trens com revisão vencida esteve envolvido no acidente da Estação Júlio Prestes, no dia 10 de março, da Linha 8-Diamante. O veículo bateu contra a contenção da plataforma e, posteriormente, concluiu-se que o acidente foi provocado por falta de acionamento do freio. O operador foi demitido e responsabilizado na ocasião.
Veracidade das informações
Tanto a CPTM quanto a ViaMobilidade não negaram a existência do documento, embora não confirmem as informações. “Todos os trens, tanto os que operam na ViaMobilidade quanto na própria CPTM, passam por manutenção regular para a garantia da segurança dos passageiros e colaboradores”, disse a CPTM, que também destaca que o processo de transferência dos trens à ViaMobilidade foi devidamente validado por auditoria independente.
A concessionária, por sua vez, ressalta que, durante o processo de transição operacional, foi informada, via relatório, sobre as condições da frota das linhas 8 e 9. Além disso, foram comprados 36 novos trens, com oito carros cada um, para reforçar a frota em operação.

Adicione Comentário