Publicado em 24/01/2023 às 8h20
por Redação
Alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletrotécnica da Etec Jaraguá fizeram bonito durante participação no Latin American Congress of Artificial Organs and Biomaterial (OBI), um dos principais eventos na área de biomateriais. Caroline Brito, Eric Frazão e Gabriel desenvolveram, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um projeto para auxiliar crianças em reabilitação, por meio de atividades lúdicas. Trata-se de um braço robótico que é capaz de reproduzir, em tempo real, movimentos humanos. Cada gesto que a pessoa faz é captado por meio de sensores e enviado ao protótipo, via radiofrequência, que imita a movimentação. Confira a seguir (via CPS):
Reabilitação
O jovem Eric Frazão, de 17 anos, explica que o projeto pode auxiliar crianças com paralisia infantil. “Por exemplo, a criança agarra uma bolinha e coloca em uma caixa, e o braço robótico imita esse movimento. Essa atividade contribui para desenvolver a parte cognitiva e motora, reduzindo as consequências da paralisia cerebral e promovendo a independência do paciente em tarefas do dia a dia.” Não à toa, o projeto foi reconhecido durante o congresso como o melhor da sessão em Neuroreabilitação. “Acredito que essa participação foi importante para trazer mais confiança e maturidade, tanto individual quanto em grupo”, celebra Eric.
Futuro
O aluno já tem no horizonte os próximos passos. No futuro, ele quer colocar aplicar o braço robótico na fisioterapia. “Queremos auxiliar crianças com paralisia cerebral por meio de brincadeiras que utilizem movimentos fisioterapêuticos.”
Adicione Comentário