EDUCAÇÃO

Enem 2019: veja como se dar bem na prova e tirar nota máxima na redação

Publicado em 30/10, às 10h50

Por Priscila Perez

Com a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, os vestibulandos já estão totalmente em clima de prova. Mas a apreensão pré-vestibular vai além das questões de Português e Matemática. Como já é de praxe, o exame propõe temas surpreendentes em suas redações. E aí o jovem “pira” nos últimos dias tentando descobrir qual será o assunto da prova, cujo alvo tem sido a sociedade brasileira.

Foto: IStock.
Como ir bem na redação?

Para se dar bem da redação, a fórmula do sucesso é bem objetiva: boa escrita, respeito aos direitos humanos, propostas relacionadas ao tema, repertório sociocultural e qualidades textuais como coesão e coerência. A dica é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na Cartilha do Participante, disponível no site da entidade, é possível conferir as redações nota mil comentadas por especialistas. Outra dica importantíssima é “escrever com letra legível”, pois as redações ilegíveis não serão avaliadas.

As cinco competências avaliadas são:
  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Principais temas

Segundo o instituto Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo voltado ao ensino superior, há oito possíveis temas de redação para este ano. As dicas foram elaboradas em conjunto com o Cursinho da Poli de São José dos Campos.

  • Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil

Dentro desse tema, é importante tomar conhecimento das políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento e a superlotação.

  • Combate às epidemias no Brasil

Atualmente o índice de epidemias e número de mortes ainda cresce, como no caso da dengue e sífilis, bem como outras doenças que já haviam sido erradicadas, como o sarampo. É importante se atualizar sobre o problema de saúde pública e pesquisar políticas de prevenção.

  • O que pode ser feito para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado nos últimos anos devido à melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levaram a esse aumento e como continuar o crescimento.

  • Evasão escolar

O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.

  • Como combater o bullying nas escolas do Brasil?

O bullying, infelizmente, ainda é muito recorrente nas escolas brasileiras e afeta principalmente os adolescentes. É caracterizado pela violência física, verbal e psicológica, e ainda pode ocorrer pelas redes sociais, o chamado cyberbullying. É importante pesquisar sobre casos conhecidos e articular como o bullying pode afetar a vida de uma pessoa até mesmo anos depois dela finalizar a escola.

  • Combate à depressão e ao suicídio

Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, torna-se necessário pensar em políticas públicas para combater a depressão. No Brasil em 2016, segundo o Ministério da Saúde, ocorreu 1 caso de suicídio a cada 46 minutos.

  • A importância da preservação do meio ambiente

O tema é uma pauta que sempre está em discussão. É importante tomar nota sobre programas de preservação, legislações e conferências ambientais, como Conferência de Estocolmo, Protocolo de Kyoto, Rio+20 e Agenda 21.

  • O perigo da escassez da água no Brasil

Outra pauta no teor ambiental é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante entender as causas e consequências dessa crise, pesquisar políticas que já estão em prática e as possíveis soluções futuras.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio