Publicado em 16/02/2023 às 9h
por Redação
O piritubano Matheus Gabriel Castro Brito, de 18 anos, fez bonito ao passar em três universidades públicas. Ele foi aprovado na USP, Unicamp e Unesp para os cursos de História, Ciências Sociais e Geografia, respectivamente. O jovem universitário é egresso da EMEFM Guiomar Cabral, no Jardim Cidade Pirituba, onde estudou do terceiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio. “Não é porque a pessoa vem de origem humilde que não pode estudar nas melhores universidades.” Matheus mora com a mãe Michelli Castro, que é motorista de aplicativo e dona de casa, e o pai Erique Silva de Alfredo, coordenador de telemarketing, também em Pirituba, na zona noroeste.
Na escola, que pertence à DRE Pirituba/Jaraguá, Matheus conta que teve apoio da professora de Língua Portuguesa Ana Lúcia de Souza, que o fez acreditar que era capaz de atingir seus objetivos; e do professor Otávio Lemes, de História, com suas aulas didáticas e o incentivo para que ele prestasse o vestibular.
Dedicação
Para ser aprovado, o estudante encarou uma rotina puxada no final do Ensino Médio. Começava o cursinho preparatório no período da manhã, das 7h40 até as 12h10, na região do Carrão. Depois, ele se deslocava para a Mooca para fazer o curso do SENAI, das 13h20 às 17h15. Ao final do dia, voltava para Pirituba para ir às aulas na EMEFM Guiomar, das 19h10 até as 22h50. “Fui uma jornada muito difícil para chegar até aqui.”
Adicione Comentário