EDUCAÇÃO

Institutos de SP possuem vagas para qualificação profissional gratuita

Proa e Ismart possuem vagas para estudantes da rede pública buscando aumentar a chance de empregabilidade

Publicado às 11h30

G1 São Paulo

Dois institutos possuem vagas para qualificação profissional gratuita em São Paulo.

No Instituto PROA, são 320 vagas abertas para mais turma de qualificação profissional. Jovens de 17 a 19 anos e estudantes da rede pública têm até maio para se inscreverem no processo seletivo e aumentarem suas chances de empregabilidade.

Para participar, o candidato deve cursar ou ter concluído o 3ª ano do Ensino Médio e ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. Já são mais de 4.600 jovens formados, sendo que nos últimos três anos, 90% foram contratados por empresas parceiras do projeto.

O curso, realizado no contraturno escolar, tem duração de seis meses e pode ser realizado no período da manhã ou tarde.

Com intuito de atender às novas exigências das empresas, a formação inclui disciplinas técnicas, como práticas administrativas, informática, comunicação e matemática. Também trabalha as competências comportamentais e socioemocionais, como capacidade para trabalhar em grupo, resiliência e criatividade. Além disso, tem a preocupação de enriquecer o repertório cultural dos alunos, promovendo atrações que unem entretenimento e aprendizado.

As inscrições estão abertas no site do Proa (clique aqui).

Instituto Ismart

Quem está matriculado no 7º ou no 9º ano do ensino fundamental em escola pública poderá frequentar escolas particulares de excelência por meio das 340 bolsas integrais oferecidas pelo Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos).

Há ainda 1.000 vagas abertas para a plataforma online de estudos Ismart Online. As inscrições deverão ser realizadas no site (clique aqui para acessar) a partir de 19 de março até o dia 05 de junho.

Dentre os critérios de participação estão a não reprovação no histórico escolar e vir de família com renda per capita de, no máximo, dois salários mínimos. Os aprovados estudarão em colégios particulares de referência, conceituados e com alto padrão de qualidade na educação nacional – localizados nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cotia (SP) e Sorocaba (SP).

Fundado em 1999, o Ismart tem como a missão de identificar jovens talentos de baixa renda, entre 12 e 15 anos de idade, oferecendo acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional. Neste ano, o Instituto completa 20 anos de trajetória e ao longo desse período já teve 120 mil inscrições para o processo seletivo, dos quais 2.866 estudantes se tornaram bolsistas.

Os projetos contemplam desde bolsas integrais em colégios particulares de referência, até plataforma online eficaz que permite o estudo onde e quando o estudante preferir. Com acesso à educação de qualidade, os bolsistas podem sonhar mais alto e atingir o sucesso profissional e ascensão social.

As oportunidades serão para três diferentes projetos – Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. No primeiro, os alunos se inscrevem quando estão matriculados no 7º ano do ensino fundamental e participam de um cursinho preparatório para o ensino médio nos colégios particulares parceiros do Ismart, durante o 8º e o 9º anos.

Os matriculados no 9º ano do ensino fundamental terão oportunidades para o Bolsa Talento em que os aprovados no processo seletivo ingressam nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral. Lembrando que em ambos os projetos, Alicerce e Bolsa Talento, os aprovados recebem auxílio de material, transporte e alimentação. Os alunos inscritos no 7º e 9º anos podem ingressar no projeto Ismart Online para o acesso à plataforma de estudo.

Processo Seletivo

Na primeira etapa de seleção é preenchido cadastro com dados pessoais do candidato e respondidas questões de múltipla escolha de português/matemática. Após, é realizada prova presencial com os candidatos que forem classificados na etapa anterior, em que, além dessas matérias, há a avaliação do potencial de aprendizagem.

As próximas fases consistem em Entrevista Individual, Visita Domiciliar e Dinâmica de Grupo em que são avaliados aspectos comportamentais como autonomia, motivação, persistência e sociabilização.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch