A Secretaria Municipal da Educação vai disponibilizar para seus professores, estudantes e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Ensino Fundamental I e II uma plataforma de aprendizagem em matemática, a Matific. A iniciativa, obtida por meio de uma doação da Matific Brasil Apoio Educacional Ltda, sem quaisquer ônus ou encargos à municipalidade, dá oportunidade para que a comunidade escolar utilize gratuitamente as ferramentas virtuais e seus serviços complementares.

Durante todo o segundo semestre letivo de 2021 serão 460 mil licenças de uso para alunos do Ensino Fundamental I e II, professores regentes de classe do 1º ao 5º ano e os de matemática que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de apoio pedagógico (PAP). Os coordenadores também poderão fazer o acompanhamento pedagógico das turmas de sua escola e acessar a plataforma.

Atividades interativas

A Matific possibilita que os estudantes façam trilhas de atividades divertidas e interativas, que estimulam a resolução de problemas. Os desafios são baseados em cinco eixos: compreensão conceitual, pensamento crítico, contexto significativo, aprendizagem personalizada e participação intrínseca.

Os professores poderão indicar atividades aos estudantes e a Matific irá destacar, em tempo real, os pontos fortes, o progresso e as áreas em que é necessário fortalecer as aprendizagens. Para os educadores também serão oferecidos serviços complementares, como a formação para uso da plataforma, a oferta de plantões de dúvidas, a produção de relatórios, o mapeamento do currículo municipal de Matemática e a produção de material personalizado para formação e orientação de escolas.

Imagem: Reprodução/redes sociais SME (Secretaria Municipal de Educação de SP)