Publicado em 08/12/23, às 10h50
por Redação
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) assinou um contrato de R$ 4,7 milhões para a construção de uma nova escola na Aldeia do Jaraguá, substituindo o prédio da Escola Estadual Indígena Djekupe Amba Arandy. A iniciativa beneficiará 256 alunos do ensino Fundamental e Médio. A nova unidade, considerada a maior escola indígena do estado, contará com oito salas de aula, sala de professores, cozinha, depósito, refeitório, sanitários feminino e masculino, seguindo padrões de acessibilidade. O projeto inclui também a reconstrução da estrutura administrativa e de uma quadra esportiva coberta em um terreno adjacente, com conclusão prevista para novembro de 2024.
O presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jean Pierre Neto, destacou o compromisso em atender às necessidades educacionais de todos os povos, respeitando a cultura indígena. O coordenador de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), Cristiano Kiririndju, expressou gratidão pela prioridade dada à educação indígena.
O projeto da escola adota um modelo construtivo misto, respeitando as características culturais da comunidade indígena, e a cobertura será feita com telhas sanduíche em poliuretano para proporcionar conforto térmico e acústico. A escola será construída em dois blocos distintos devido à escassez de terrenos e às características da área ocupada pelos indígenas: uma aldeia urbana, sem área livre, concentrada, situada entre o Parque Estadual do Jaraguá e o bairro de mesmo nome. A FDE já revitalizou três escolas indígenas em 2023, com investimento de R$ 1,2 milhão, beneficiando cerca de 100 alunos.
Atualmente, a Secretaria da Educação atende 1.750 alunos de comunidades indígenas em 42 unidades em todo o estado, com o conteúdo aplicado seguindo as diretrizes do Currículo do Estado de São Paulo, adaptado aos conhecimentos de cada etnia. A gestão das políticas de inclusão para os estudantes indígenas é realizada pelo Centro de Inclusão Educacional (Cinc) e pelo Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (Demod).
Adicione Comentário