ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Acervo Artístico-Cultural de SP inaugura exposição virtual “Mulheres Modernas”

Publicado em 25/03/2021 às 09h

Por Redação/Portal do Governo 

No mês das mulheres, mostra reúne obras em homenagem a artistas que se destacaram durante o Movimento Modernista

O Governo do Estado de São Paulo promove no mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8 de março) a exposição virtual “Mulheres Modernas”, disponibilizando de forma gratuita acesso à coleção que integra o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios dos Bandeirantes e Boa Vista.

A mostra reúne 30 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas, feitas por artistas que integraram o Movimento Modernista, corrente cultural que influenciou as artes de maneira geral, em especial a literatura e as artes plásticas, entre o fim do século 19 e a primeira metade do século 20.

“Mulheres Modernas”, exposição apresentada no Palácio dos Bandeirantes, compartilhada no portal do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, traz diferentes histórias e formas de pensamento que geraram obras inusitadas e reveladoras de novos papeis da mulher na sociedade, em um período de profundas transformações artísticas e culturais na primeira metade do século 20.

“Em destaque, pinturas de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral retratam mulheres da época, assim como os artistas do período, Ismael Nery, Victor Brecheret, Flávio de Carvalho que também retrataram poetisas, figuras marcantes da sociedade, como a primeira galerista de arte de São Paulo e a pioneira fotógrafa no Brasil, nos anos de 1950, retratada pelo fotógrafo Valdir Cruz”, explica Ana Cristina Carvalho, curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

A mostra que faz parte do projeto “Exposições Virtuais” do Acervo fica em cartaz até maio. Devido à pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado de São Paulo optou por disponibilizar o acesso virtual para incentivar a propagação da arte pela internet das coleções de arte dos palácios dos Bandeirantes e Boa Vista.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio