ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Clube de Leitura do Memorial da América Latina recebe a escritora paraense Monique Malc

Publicado em 12/05/2021 às 10h30

Por Redação/Portal do Governo 

Encontro apresenta o conto “Suas Sandálias me Cabem”, dia 15 de maio, com a participação da autora

O Memorial da América Latina recebe, no próximo encontro do Clube de Leitura Ler a América Latina, no dia 15 de maio, às 10h, a escritora paraense Monique Malcher, que apresenta o conto “Suas sandálias me cabem”, publicado no livro Flor de Gume, da Editora Jandaíra.

A publicação, composta por 37 contos, tem uma prosa poética intensa que traz à tona as dores de meninas, mães e avós, em um passeio pelas ruas e águas do Pará. A autora é também a criadora da capa e das imagens que subdividem o texto em partes.

Com objetivo de fomentar a leitura e a discussão sobre a literatura latino-americana, o clube tem como tema,  neste semestre, “Mulheres Contam”, com escritoras da Bolívia, Uruguai e Brasil. O primeiro encontro, em 13 de março, foi com a autora boliviana Giovanna Rivero, com  cerca de 150participantes. Dia 10 de abril foi a vez da uruguaia Gabriela Aguerre e contou com 103 participantes.

Os encontros acontecem sempre aos sábados, com a curadoria do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) e em parceria com as editoras Incompleta e Jandaíra, por meio daplataforma Zoom, das 10h às 11h30. O link para acessar os contos selecionados para o projeto será enviado por e-mail para todos os inscritos.

Em junho (12), último encontro dessa segunda edição, apresentará os três minicontos “Jogo daVelha”, “Casinha” e “Coelho sai da toca”, de Ana Brêtas (Brasil), inspirados em brincadeiras infantis tradicionais.

O link para acessar a plataforma será enviado por e-mail aos participantes 15 minutos antes de cada encontro. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%). As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, no link  https://forms.gle/siGjrY9gT3gDsRBx7.

A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).

Sobre a autora:

Monique Malcher é paraense e tem se destacado no cenário literário feminino amazônico. Editou a zine Segredo, com 13 escritoras do seu estado, resultado do curso de autopublicação, ministrado por ela no Sesc no Pará. É uma das curadoras da antologia de escritoras paraenses Trama das Águas, da Monomito Editorial. Flor de Gume é seu livro de estreia.

Programação

15 de maio
“Suas Sandálias me Cabem?”, com Monique Malcher (Brasil)

12 de junho
“Jogo da Velha”, “Casinha” e “Coelho Sai da Toca”, com Ana Brêtas (Brasil)

Imagem: Pixabay

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure