Publicado em 29/04/2022 às 8h20
por Redação
O paulistano tem um encontro marcado neste sábado, 30 de abril, a partir das 11h, com a expressão artística dos povos indígenas que vivem na cidade. No Centro Cultural da Vila Itororó acontece um evento especialíssimo em celebração à Semana Municipal dos Povos Indígenas. A programação inclui apresentações de música, coral, dança, mostra de cinema, projeção de fotos, feira de artesanato e termina com o show do rapper Owerá MC, considerado uma das grandes vozes da música indígena da atualidade.
A comunidade guarani da Terra Indígena do Jaraguá participa do evento com a exposição fotográfica “Mulheres Indígenas”, que traz retratos de paulistanas pertencentes ao povo Guarani Mby’a, que vivem na zona noroeste. As fotos, que serão exibidas em um telão, foram registradas pelas lentes de Jonathan Muniz, durante o evento Beleza Indígena, uma data de celebração promovida pela UBS que atende a TI Jaraguá.
Programação
Os filmes da mostra de cinema fazem parte do acervo de Noel Villas-Bôas, que está à frente da Coordenação de Povos Indígenas da SMDHC e é filho do sertanista Orlando Villas-Bôas, que junto com os irmãos Claudio e Leonardo, ajudou a consolidar o Parque do Xingu, nos anos 1960, onde hoje vivem cerca de seis mil indígenas de 14 etnias diferentes.
O coral Nhanderu Tenonde, que também marca presença na mostra, é um grupo formado por jovens e adultos indígenas que entoam as canções que levam a força do povo Guarani Mbya, e também divulga ao não indígenas, que eles chamam de “Juruá”, a sua existência e resistência na grande cidade de São Paulo.
Se somam as atrações musicais a apresentação de Owerá MC, nome artístico de Werá, indígena do povo Guarani Mbya nascido na aldeia Krukutu, na grande São Paulo. O artista foi representante da causa indígena na abertura da Copa do Mundo de 2014, e recebeu destaque mundial ao levantar uma faixa com a frase “Demarcação Já” durante o evento.
Semana Municipal dos Povos Indígenas
- Onde: Centro Cultural Vila Itororó/ R. Maestro Cardim, 60 – Bela Vista;
- Quando: 30 de abril, das 11h às 19h;
- Quanto: entrada gratuita.
Adicione Comentário