ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Fábrica de Cultura da Brasilândia oferece atividades para o mês de maio

A agenda do espaço destina atividade para toda comunidade e região

Publicado às 14h

A Fábrica de Cultura da Brasilândia oferece durante os próximos dias diversas atividades culturais à população. O local faz parte de um projeto da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e serve como fonte de acesso gratuito à arte para os moradores da região. Em maio, o espaço traz diversas atividades abertas para toda comunidade nas áreas de música, dança, teatro, circo, foto, vídeo, desenho, grafite, DJ, capoeira e muitos outros.

Confira as atividades:

BIBLIOTECA

Dia: 02/05 (quarta-feira) – Horário: 10h 

RÁDIO FDC BRASILÂNDIA 

Talvez muitos pensem que o hábito de sintonizar seu aparelho em uma estação de rádio para ouvir suas músicas e locutores favoritos ficou no passado, entretanto, está plataforma continua sendo um dos meios de comunicação mais consumidos em todo o mundo. Com isso, por que não criar um programa de rádio voltado para a Fábrica de Cultura da Brasilândia? Nesta atividade em parceria com o Estúdio da Fábrica iremos montar nossa rádio interna, onde público terá interatividade total, desde pedir aquele som, mandar aquele recado. É só chegar!

Atividade desenvolvida pela equipe da biblioteca. Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

———————————————————————————————————-

DANÇA

Dia: 03/05 (quinta-feira) – Horário: 19h30

ONDE QUER QUE EU VÁ

No espetáculo “Onde quer que eu vá”, o bailarino Crisppinn reuniu os resultados dos seus 20 anos de pesquisas sobre danças do mundo, para apresentar elementos da cultura cigana, além de movimentos da dança contemporânea e danças clássicas indianas como: kathak e bharatanatyam. O espetáculo conta também com a trilha sonora inspirada nas apresentações de Varekai do Cirque du Soleil.

———————————————————————————————————

CINEMA/FOTO

Dia: 08,15, 22 e 29/05 (terça-feira) – Horário: 10h30

HISTORINHAS COLORIDAS: POR UMA INFÂNCIA SEM PRECONCEITO

Venham conhecer as histórias de Leila, Gabriel, Breno e Thalia personagens da animação “Historinhas Coloridas: por uma infância sem preconceitos”. Contemplado pelo concurso do ProAC Edital de Manifestações Culturais com Temática LGBT do ano de 2016, o curta busca falar sobre a importância da representatividade e respeito à diversidade LGBT. Com duração de 18 minutos e classificação livre, o filme é composto por diversas ilustrações, entrevistas com depoentes variados e uma gincana com crianças que são instigadas pelo contato com 4 personagens “diferentes”.

———————————————————————————————————-

BIBLIOTECA

Dia: 08/05 (terça-feira) – Horário: 10h

RODA DE LEITURA 

A Biblioteca é um espaço multicolorido, onde acontecem as mediações de leituras, contações de histórias e muito mais. Participe com a gente e conheça novos personagens, outros lugares e histórias divertidas. Atividade desenvolvida pela equipe da biblioteca. Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

———————————————————————————————————

MÚSICA

Dia: 09/05 (quarta-feira) – Horário: 15h

BAYEFALL ÁFRICA RYTHMS

O grupo de percussão do Senegal BayeFall África Rythms apresenta o espetáculo de músicas tradicionais de seu país. O BayeFall, em busca de facilitar a integração e a diversidade cultural africana, utiliza para a apresentação instrumentos antigos, como: djembê, droma, khine, talbatender.

O grupo é formado por Ibrahima Pipen Seck, Ibrahima Mbayer, Moustapha Dieng, Karbala Sene e Papis Diawe. Não percam!

——————————————————————————————————-

DANÇA

Dia: 10/05 (quinta-feira) – Horário: 10h e 15h

OFICINA DE DANÇA CIRCULAR

A oficina de danças circulares propõe a prática coletiva de movimentos que auxiliam na liberação da mente para aliviar as tensões do dia a dia, que afeta o coração, o corpo e o espírito. A trilha sonora é composta por ritmos tradicionais e folclóricos de diversas regiões. Não é necessário ter experiência anterior para participar.

*Para a oficina é indicado vir com roupa confortável.

———————————————————————————————————- 

BIBLIOTECA

Dia: 10/05 (quinta-feira) – Horário: 10h

CINE JUVENTUDE

Filmes, documentários e curtas metragens são sempre panos pra muita manga. Que tal um bom filme para iniciarmos uma discussão. Junte-se a nós para um bom bate papo sobre o tema. Atividade desenvolvida pela equipe da biblioteca. Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

———————————————————————————————————-

BIBLIOTECA 

Dia: 16/5 (quarta-feira) – Horário:15h | faixa etária: a partir de 8 anos

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

De que maneira podemos descrever nossas histórias e vivências? Tudo pode ser poesia ou transformado em texto. Nesta oficina convidamos os/as participantes a compartilhar suas experiências com as palavras, onde nosso objetivo será conhecer e experimentar métodos de escrita, explorar a criatividade e apresentar as diferentes técnicas para a construção de um texto.

Atividade desenvolvida pela equipe da biblioteca.
Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

———————————————————————————————————-

MÚSICA

Dia: 17/5 (quinta-feira) – Horário: 15h

SHOW TIZIL

Com mais de 20 anos de carreira musical, abrindo espaço para singles vinculados a rádio, como a 105FM, mais de 10 mil seguidores no Facebook e um álbum lançado, o rapper paulista Tizil, que tem sob grande influência ícones da música nacional como Tim Maia, Racionais MC’s e Roberto Carlos se apresenta na Fábrica de Cultura Brasilândia! Não perca!

———————————————————————————————————-

BIBLIOTECA

Dia: 18/5 (sexta-feira) – Horário: 13h | 23 vagas 

BIBLIOTECA VISITA

Você conhece outros pontos culturais de São Paulo? Não? Então venha com a equipe da biblioteca dar um giro pela cidade e conhecer a diversidade cultural que São Paulo nos proporciona. Atividade desenvolvida pela equipe da biblioteca. Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

———————————————————————————————————-

DANÇA

Dia: 19/05 (sábado) – Horário: 13h

PERCUBEAT 

O Coletivo Percubeat convida o público para participar deste encontro de liberdade de criação e expressão em Jam (dança improvisada), por meio de workshop’s e batalhas. O fundamental é que, a cada dança, todos desenvolvam o potencial para aprender, escolhendo a melhor forma de começar a dançar.

—————————————————————————————————-

MÚSICA

Dia: 19/05 (sábado) – Horário: 15h

O RAP FORTALECE – 2º EDIÇÃO

O Coletivo Estética Urbana convida o público para mais uma edição de “O Rap fortalece” na Fábrica de Cultura da Brasilândia, com a presença de artistas e coletivos da Zona Norte. O evento contará com apresentações de MC´s, DJ´s, danças urbanas e LivePaint! Venha participar!

O coletivo é formado por jovens educadoras e educadores que utilizam a música, a dança, a poesia e a fotografia como ferramentas de reflexão.

——————————————————————————————————-

OUTROS

Dia: 22/05 (terça-feira) – Horário: 15h

RÚSSIA: HISTÓRIAS E CURIOSIDADES

A copa do mundo de 2018 acontecerá na Rússia, país localizado entre a Europa e a Ásia, considerado um dos maiores países do mundo e com muitas histórias curiosas. Venham conhecer mais deste país, desde os vikings, União Soviética, geografia, clima, arte, corrida espacial e muito mais.

——————————————————————————————————–

BIBLIOTECA

Dia: 23/05 (quarta-feira) – Horário: 10h

FESTIVAL BOCA DO CÉU – COM ANA SOFIA PAIVA (PORTUGAL)

Dedicando-se desde 2007 à narração de contos, dentro e fora de Portugal, Ana Sopfia é membro do Instituto de Estudos de Literatura e Tradições da Universidade Nova de Lisboa e da cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como pesquisadora, coletando e transcrevendo folclore poético e narrativo. Esta contação de histórias faz arte da parceira Fábricas de Cultura e o Festival Boca do Céu.

Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

———————————————————————————————————-

BIBLIOTECA

Dia: 23/05 (quarta-feira) – Horário: 15h

FESTIVAL BOCA DO CÉU: SOL, CHUVA E TAPETE – COM OS TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS

Tapetes artesanais representam contos populares e autorais de origens diversas, numa costura de pequenos protagonistas do mundo todo. Nesta contação serão narradas as seguintes histórias: o conto tradicional russo Mashenka e o Urso, o conto popular brasileiro A Nuvem Triste de Warley Goulart, A Pequena Friska, do inglês Rob Lewis e Paulautte: o Hipopótamo do francês André Pringet. Esta contação de histórias faz arte da parceira Fábricas de Cultura e o Festival Boca do Céu.

Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

———————————————————————————————————-

BIBLIOTECA

Dia: 24/05 (quinta-feira) – Horário:10h | faixa etária: de 8 a 11 anos

FESTIVAL BOCA DO CÉU: CONTOS, CAUSOS E PRESEPADAS – COM VINICIUS MAZZON (PARANÁ)

Vinícius Mazzon conta causos e canta músicas populares, conversando de perto com a plateia. São contos da literatura oral brasileira, do folclore e canções bem humoradas. Um passeio pela roça através das histórias antigas contadas pelo povo. Esta atividade faz arte da parceira Fábricas de Cultura e o Festival Boca do Céu.

Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

———————————————————————————————————-

BIBLIOTECA

Dia: 24/05 (quinta-feira) – Horário: 15h | faixa etária: a partir de 6 anos

FESTIVAL BOCA DO CÉU: CONTOS DO FIO – COM MARCELA CARVALHO (RIO DE JANEIRO)

Fio fiado na roca, fio que é filho no interior do Brasil. Cada conto puxa o fio da memória e é emendado com outro fio de um novo conto. Com brincadeiras, sonoridades e práticas sensíveis de convidar os ouvintes, apresentamos uma sessão de contos que reúne três histórias de tradição oral encontradas no folclore brasileiro. O fio atravessa o tempo e o destino; o trabalho na repetição; o amor e a beleza das transformações visuais em A Velha a fia, As três Velhas e a Velha e o Gato. Esta contação de histórias faz arte da parceira Fábricas de Cultura e o Festival Boca do Céu.

Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

———————————————————————————————————-

BIBLIOTECA

Dia: 25/05 (sexta-feira) – Horário: 15h

COLEÇÃO LITERÁRIA BESOURO – COM COLETIVO BESOURO 

A Coleção Literária Besouro, Lança seu 8º Volume em Formato de HQ (História em Quadrinhos). O encontro conta com um bate papo com os escritores (as) e ilustradores (as), distribuição gratuita dos livros e intervenção artística com Mc Tum Tum e Sarau das Pretas!

A Coleção Besouro é uma série de livros infanto juvenil que traz referências das culturas negras, africanas, afro-brasileiras e nativas (Indígena).

Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

———————————————————————————————————-

DANÇA

Dia: 30/5 (quarta-feira) – Horário: 15h

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

São Paulo Companhia de Dança (SPCD) apresenta em maio coreografias com inspirações nos séculos 19 e 20, a respeito da realidade atual (século 21). Não deixe de conferir as histórias de Thiago Bordin, primeiro bailarino brasileiro do Ballet de Hamburgo, na peça Petrichor; influenciada nas músicas do islandês Jóhann Jóhannsson, do belga Wim Mertens e nas características dos bailarinos brasileiros.

Para os fãs de balé, o coreografo Lucas Lima criou Instante, peça que busca refletir sobre o que pode ser um Instante para se encontrar, outro para se perder. Um Instante para decidir, para seguir, para voltar, para se arrepender etc.

Utilizando referências do basquete, do hip-hop e da dança contemporânea, a peça Pivô, do coreografo Fabiano Lima, busca estimular a troca e a percepção do público para um olhar de como a dança pode conectar diversos públicos. Por fim, O Grand Pas de Deux de Dom Quixote, baseada em um capítulo da famosa obra de Miguel de Cervantes, que narra as aventuras do barbeiro Basílio e seu amor por Kitri, filha do taberneiro. A peça busca encenar o momento do casamento de Kitri e Basílio, personagens principais desta obra. Todas as apresentações têm a direção artística de Inês Bógea.

Você sabia que mais de 600 mil pessoas em mais de 764 apresentações de 16 diferentes países, já assistiram os trabalhos da SPCD?! E você? Não vai ficar de fora né? Vem pra Fábrica!

———————————————————————————————————

BIBLIOTECA

Dia: 30/5 (quarta-feira) – Horário: 10h | 15 vagas

EXPERIÊNCIAS NA BIBLIOTECA: OFICINA DE SLIME 

Slime é uma pasta maleável com aspeto viscoso que é a sensação do momento entre a garotada. Vamos aprender juntos e com ingredientes de fácil acesso a fazer esta divertida massa colorida. Atividade desenvolvida pela equipe da biblioteca. Durante as atividades o acesso aos computadores fica fechado.

 

Endereço: Av. General Penha Brasil, 2508

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure
  • Nerea