ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Museu da Língua Portuguesa realiza webnário gratuito sobre relação entre língua e direitos humanos

Publicado em 19/05/2021 às 10h

Por Redação/Secretaria da Cultura 

Serão quatro encontros, com pesquisadores, artistas e comunicadores, com destaque para Rita Von Hunty; transmissão acontece no YouTube e Facebook.

Língua portuguesa e direitos humanos: a reabertura do MLP é o tema de um webinário promovido pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. A programação, que começa em 18 de maio como parte da Semana Nacional dos Museus, reúne especialistas, artistas e articuladores em quatro encontros virtuais, sempre às terças-feiras, às 11h, com transmissão gratuita no YouTube e Facebook. Entre os participantes, estão a Capulanas Cia. de Arte Negra, o pesquisador Gabriel Nascimento, a drag queen e professora Rita von Hunty (Unirio e USP) e o youtuber Gui Fernandes.

O objetivo do webinário é discutir temas cada dia mais urgentes nos museus contemporâneos, como antirracismo, democracia, direitos humanos, decolonialidade e o bem-viver, além de debater a função social de instituições como o Museu da Língua Portuguesa. Com reabertura prevista para o segundo semestre de 2021, o MLP vem se planejando para desenvolver ações que articulem, integrem e impactem a sociedade, mostrando-se a serviço dela.

Serão quatro encontros, um por semana. As mesas dão direito a certificado –  que deve ser solicitado durante a transmissão, com preenchimento de lista de participação a ser divulgada no chat.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa – O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A reconstrução do Museu tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

25 de maio
Pluricentrismo: a presença do português no mundo

Com a pesquisadora e professora Regina Brito (Universidade Presbiteriana Mackenzie/Museu Virtual da Lusofonia) e a Capulanas Cia. de Arte Negra. Mediação: Marina Toledo, coordenadora do Educativo do MLP

1º de junho
Que português é esse?
Com o professor e pesquisador Gabriel Nascimento (Universidade do Sul da Bahia), autor do livro “Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo”, e a poeta e pesquisadora Luna Vitrolira. Mediação: Luiza Magalhães, supervisora do Centro de Referência do MLP.

8 de junho
Diversidade linguística: entre a celebração e a resistência
Com o pesquisador Alexander Yao Cobbinah (Universidade de São Paulo/University of London SOAS – School of Oriental and African Studies), a drag queen e professora Rita von Hunty (Unirio e USP) e o youtuber Gui Fernandes. Mediação: Cecilia Farias, pesquisadora do Centro de Referência do MLP.

Onde assistir:
youtube.com/museudalinguaportuguesa

facebook.com/museudalinguaportuguesa

Imagem: Reprodução Secretaria da Cultura

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara Sweet