ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Museu Índia Vanuíre ensina a confeccionar o brinquedo Pop It – sucesso entre a garotada

Publicado em 02/07/2021 às 10h

Por Redação/Portal do Governo

Programação conta também com depoimentos de indígenas e curiosidades do acervo; on-line e gratuita

A programação de julho do Museu Índia Vanuire, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, começa com atividades voltadas à criançada, com muita oficina cultural e contação de história, além de depoimentos de indígenas do Oeste Paulista. Acompanhe a agenda desta semana!

Na próxima sexta-feira (2), a ação Saberes e Fazeres Indígenas exibe depoimentos de Analú Lipu, Terena da aldeia Ekeruá, da Terra Indígena Araribá, sobre a cultura do seu povo. Será às 15h, pelas redes sociais do museu. Não perca!

No sábado (3), tem sugestão de leitura. Para saber qual a próxima indicação, basta acompanhar as redes sociais da instituição e ficar por dentro de toda programação. As publicações são relacionadas às temáticas do museu e de fácil acesso, por meio de livrarias online ou e-books gratuitos.

O domingo (4) será destinado às crianças, com oficina cultural. Às 12h, aprenda a confeccionar o seu próprio Pop It, brinquedo antiestresse totalmente sensorial que ajuda na concentração e é sucesso entre a galera. Feito com materiais recicláveis, é totalmente sustentável, de fácil acesso e super prático.

A semana começa com curiosidade do acervo do Museu Índia Vanuíre. Você sabia que em 9 de julho é comemorado o dia a Revolução de 1932?  E que o capacete usado nesse período foi uma variação do modelo francês com o modelo inglês? Na segunda-feira (5), às 15h, a instituição apresenta um dos capacetes da época presentes no acervo. Confira!

O projeto Cultura e Diversão em Casa exibe depoimentos, de indígenas, sobre as culturas locais. Na terça-feira (6), às 15h, um Guarani-Nhandewa, da Aldeia Nimuendajú, Terra Indígena Araribá, conta uma linda história sobre o NHAMBU.

Já na quarta-feira (7), Claudete de Camilo Lipú, da Aldeia Ekeruá, mostra uma cantiga conhecida pelo seu povo. Na quinta-feira (8), será a vez de Martha Pio, Terena da Aldeia Ekeruá, que apresenta as brincadeiras tradicionais de seu povo, às 15h.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)

Imagem: Reprodução/Freepik

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco