Publicado em 10/05/2022 às 9h15
por Redação
A partir desta terça-feira, 10 de maio, o público paulistano poderá conhecer quatro produções italianas inéditas no Brasil, todas concebidas e dirigidas por mulheres, no palco do Sesc Pompeia (R. Clélia, 93 – Água Branca). Trata-se da segunda edição da SCENA (Semana da Cena Italiana), uma parceria entre o Sesc São Paulo e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. A mostra estará em cartaz na unidade até o próximo domingo, 15 de maio.
Na programação, constam os espetáculos “Gentil Unicórnio” e “O Animal” (L’Animale), ambos de Chiara Bersani; “Tiresias”, de Giorgina Pi/Bluemotion, e “Curva Cega” (Curva Cieca), de Muna Mussie, além de rodas de conversas pós-espetáculo. As peças selecionadas acumulam diversos prêmios e são destaque por parte da crítica mundial.
Peças em cartaz
Os espetáculos O Animal e Unicórnio Gentil fazem um contraponto entre si, um mais sombrio e o outro mais luminoso. Ambos utilizam o corpo para representar emoções mais profundas, como questões de identidade, de lugar na sociedade e de corpos atípicos.
Tiresias, com texto da poete e rapper londrina Kae Tempest, traz no título um dos personagens do mito grego de Édipo. Na história, ele se transforma em mulher para descobrir qual gênero tem mais prazer. A criação de Giorgina Pi e da Bluemotion trata dos atravessamentos da sexualidade.
E Curva Cega, da artista Muna Mussie, questiona o lugar da pessoa negra na cena teatral europeia. O espetáculo é falado em tigrínio – um idioma antigo, tanto quanto o aramaico e o hebraico, ainda muito praticado na Etiópia e na Eritreia – e trata de como as palavras são escutadas e entendidas e, sem falar explicitamente, racismo.
Adicione Comentário