ESPAÇO DO LEITOR

Leitor denuncia acúmulo de lixo e entulho em passagem de pedestres na Rua Amador de Barros Júnior na Freguesia

Publicado em 20/03/2023 às 8h20

por Redação

A passagem de pedestres entre as ruas Amador de Barros Júnior e João Alves Pimenta, na Freguesia do Ó, virou mais um ponto viciado de descarte irregular de lixo e entulho. Segundo um de nossos leitores, que encaminhou a reclamação à FN, “muita gente se aproveita para descartar lixo doméstico no local, sendo que a coleta passa três dias por semana”. Além da prática ilegal, falta zeladoria no endereço, uma vez que as equipes de limpeza “limpam só metade da via, deixando os entulhos em outro ponto no mesmo quarteirão.” Segundo leitor, ele próprio já chegou a efetuar mais de 20 solicitações na Central 156, da Prefeitura,  mas o resultado foi sempre o mesmo: limpeza pela metade. Após a reclamação, a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia realizou a coleta do material despejado irregularmente no espaço. A regional destacou ainda que o endereço conta com serviços de varrição (duas vezes por semana) e programação mensal do Cata-Bagulho. Lembrando que o descarte irregular de lixo na cidade é crime ambiental e passível de multa. Confira o relato na íntegra e a resposta da Prefeitura sobre o caso.

Rua Amador de Barros Júnior. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Lixo na Freguesia

“Há entulho e lixo na passagem de pedestres da Rua Amador de Barros Júnior para a Rua João Alves Pimenta, na Freguesia do Ó. O local tem quase 100 metros de extensão e virou point de lixo. Muita gente se aproveita para descartar lixo doméstico por ali, sendo que a coleta passa três dias por semana. O problema é que, quando fazemos a solicitação na Prefeitura, dizem que ‘já limparam’ e não encontraram o lugar. Já cheguei a fazer mais de 20 pedidos e quando as equipes aparecem, limpam só metade da via, deixando os entulhos em outro ponto no mesmo quarteirão.”

Rua Amador de Barros Júnior. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

REPOSTA

Assessoria de Imprensa Secretaria Municipal das Subprefeituras e Subprefeitura Freguesia/Brasilândia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, informa que realizou hoje, na R. Amador de Barros Júnior e R. João Alves Pimenta, Vila Marina, a coleta do material despejado irregularmente no espaço. O endereço conta com serviços de varrição duas vezes por semana e programação mensal de Operação do Cata-Bagulho. Solicitamos a colaboração da população para que descarte grandes objetos nos ecopontos e o lixo domiciliar no horário de coleta. O descarte irregular de lixo é crime ambiental e passível de multa no valor de até R$20.314,93. É imprescindível o apoio da população para acabar com esse crime ambiental.

A Prefeitura desenvolve ações educativas ambientais, buscando reforçar a importância de não descartar lixo nas vias ou em locais irregulares, além de orientar os locais corretos para destinar os resíduos. Os entulhos com até 50 quilos podem ser deixados para a retirada pelas equipes de limpeza urbana, desde que estejam devidamente ensacados. O Cata-Bagulho ocorre ininterruptamente na capital paulista, percorrendo todas as ruas da cidade, pelo menos uma vez por mês. Assim, o munícipe pode programar o descarte de móveis velhos, colchões, madeiras, eletrodomésticos, telhas de plástico e mais. O site de cada subprefeitura dispõe dos endereços, datas e horários da operação. Para verificar, basta inserir o endereço ou Código de Endereçamento Postal (CEP) no campo indicado e as datas serão informadas. A ação contempla as 32 subprefeituras e ruas da cidade. Todos os Ecopontos estão localizados em locais estratégicos como avenidas e ruas de grande circulação. O descarte correto contribuiu para evitar enchentes, além de reduzir gastos com a limpeza pública.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Aqui na Rua Firminópolis, altura numero 900 – Jardim Vista Alegre – Brasilândia, esta uma pouca vergonha há terreno baldio imenso que dizem ser da Enel , o muro caiu, a Enel veio depois de 15 dias, e somente aparou a grama, não arrumou o muro nao fizeram nada x nada, Enel diz que é cobrado multa dos moradores que jogam lixo, então porque não fazem?? contudo além do muro cair , há muito lixo jogado, fora isso há cavalos que saem do terreno baldio da frente e vai comer o lixo do outro lado da rua, podendo causar um acidente, pois nesta rua passa muito ônibus e carro…fora a sujeira de fezes de animais , e milhares de cachorros de rua, se proliferam deixando a rua mais suja ainda, cadê a ZOONOSES , SERVIÇO DE LIMPEZA DE RUAS?? ENEL ASSUMA SUAS RESPONSABILIDADES

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Pink tiger tomatoes
  • Sandra
  • Supra
  • Marcadet
  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double