ESPAÇO DO LEITOR

Morador encontra escorpião dentro de casa no Parque Maria Domitila

Publicado em 01/11/23, às 9h23
por Redação

Um morador do Parque Domitila buscou a Folha Noroeste para buscar ajuda com um escorpião que encontrou no trilho da porta de sua casa, localizada na Rua Adrião Ferreira.

Alertado por um gato, este não seria o único a ser visto pela região. Sua vizinha, moradora da Rua Antônio Félix Pacheco, na semana anterior, também teve um encontro nada agradável com o escorpião embaixo do sofá da sala.

Foto: Leitor FN

Em contato com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), uma equipe da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) foi enviada ao local e realizou uma vistoria no imóvel, não encontrando condições favoráveis aos escorpiões. Um espécime morto, que não estava em condições de identificação, foi entregue aos agentes de endemias, e os profissionais orientaram a moradora sobre medidas para evitar a entrada do animal no interior da residência.

Sobre o imóvel da Rua Adrião Ferreira, a equipe de zoonoses o encontrou fechado no ato da visita, porém reforça que se trata de uma área cadastrada que segue sendo monitorada pelo Programa de Controle de Escorpiões. Também foi deixado no local um comunicado da visita e orientações, para ciência do morador.

O munícipe que encontrar um escorpião em sua casa pode abrir uma solicitação por meio do SP 156: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br, escolher a opção “animais”, o assunto “animais que podem causar doenças e agravos à saúde” e o serviço “denúncia de local com escorpião”.

As solicitações geradas são automaticamente encaminhadas às Uvis da área de abrangência em que se encontra o endereço do pedido. São verificados os locais de ocorrência de escorpiões, avaliação das condições ambientais que possam favorecer sua proliferação.

Cuidados com o animal

A SMS realiza ações de vigilância, monitoramento e controle de escorpiões de forma constante na capital. A Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) conta com um programa de controle que consiste na orientação de medidas preventivas, na averiguação e busca ativa de locais com ocorrência. São mapeadas as áreas com maior registro de escorpiões no município e desenvolvidas ações de vigilância e monitoramento.

Há três principais espécies de escorpiões que ocorrem em ambiente urbano: escorpião amarelo, o escorpião marrom e o escorpião-amarelo-do-nordeste. Estes animais possuem hábitos noturnos e se alimentam, principalmente, de insetos, como a barata, por exemplo. Eles são facilmente encontrados em áreas verdes, parques, cemitérios, terrenos baldios, linhas de trem, galerias de esgoto, instalação elétrica, em meio a materiais de construção e entulhos.

Principais recomendações:

– Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada. Abrir apenas para limpezas e/ou enquanto estiver em uso;
– Colocar telas milimétricas nos ralos da área externa;
– Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;
– Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;
– Não acumular entulho ou materiais de construção;
– Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação e elétrica não apresentam frestas e vãos;
– Manter o ambiente limpo e organizado, acondicionando o lixo em recipientes fechados;
– Manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas. Providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos.

Para evitar acidentes:

– Examinar roupas e calçados antes de usá-los;
– Manter cama, sofás e berços afastados da parede;
– Manter lençóis, cobertores e cortinas sem contato diretamente com o chão;
– Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões.

Em caso de acidentes:

– Procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência;
– Manter o paciente calmo;
– Lavar o local com água e sabão;
– Não usar garrote, não cortar ou perfurar ao redor da lesão e não colocar folhas, pó de café etc.;
– Retirar sapato, anel, pulseira ou fitas.

A lista completa da rede de atenção e cuidado de referência para atendimento de acidentes com escorpiões está disponível no link.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training
  • Immediate ceasefire
  • Bats rdv
  • Sombra
  • Garden-party
  • Marco