Publicado às 12h40
Por Gabriel Cabral
Você sabe o que é “fake news”? São notícias falsas que se multiplicam nos sites e redes sociais como se fossem reais. Muitas vezes, tais notícias são escritas de maneira formal, o que ganha a confiança de muitos munícipes desinformados. Nesta semana, uma notícia foi amplamente divulgada no Facebook e, principalmente, no Whatsapp: novos radares de trânsito instalados na cidade, inclusive em regiões como Pirituba, Jaraguá, Perus, Taipas e Brasilândia, em avenidas como a Raimundo Pereira de Magalhães, Paula Ferreira, Mutinga, Deputado Cantídio Sampaio, e as estradas de Perus e a Turística do Jaraguá. Outras avenidas da zona norte também entraram na lista.
Esta notícia, entretanto, é falsa e foi desmentida pela própria Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Ela foi compartilhada em grupos de Whatsapp e também por páginas do Facebook do bairro de Pirituba. A CET explica que muitos dos radares citados já existem há anos. “Estes equipamentos começaram a operar entre os anos de 2014 e 2016. Não procede a informação de radares novos”, disse. Na lista disparada nas redes sociais, por exemplo, cita como local de novo radar a Avenida Mutinga X Rua William Furneau. De fato, o aparelho de fiscalização já está no local desde 2015.
Kath Ângulo, mestra em Ciências Sociais, ressalta que “fake news” podem ser fabricadas por pessoas/grupos com interesses específicos. Ela relembra que repassar tais informações mentirosas pode prejudicar o cidadão no processo de conhecimento e até no ambiente de trabalho. “O perigo de compartilhar ‘fake news’ é justamente cair na armadilha de quem criou”, disse. Fernando Filho, também sociólogo, analisa que muitos munícipes não pesquisam a veracidade das informações e questiona: “as pessoas foram até os locais para confirmar se os radares já não existiam?”.
Por fim, fica a dica: apenas compartilhe notícias se você tiver a certeza de que aquilo é verdade.

Adicione Comentário