Publicado em 24/01/2023 às 11h
por Redação
Quando falamos em São Paulo, vêm à mente dois pratos icônicos da culinária paulista: “Cuscuz” e “Virado”. Em celebração ao aniversário da cidade, que completa 469 anos nesta quarta-feira, 25 de janeiro, a FN resgata duas receitas tradicionais que tem tudo a ver com a nossa história. O cuscuz paulista veio da Europa, mas quando chegou a São Paulo ganhou traços bem brasileiros. Por aqui, o prato é feito de farinha de milho e preparado com ovos cozidos, peixes, legumes e carnes. Tudo isso era consumidos por tropeiros e bandeirantes que se embrenhavam pelo interior do Estado. Eles também gostavam de saborear o famoso “virado à paulista”, um dos pratos feitos mais antigos de São Paulo. Substancial, a receita que até hoje leva feijão, carne, ovo, banana e farinha era fundamental para dar força aos bandeirantes durante suas expedições.
Cuscuz paulista
Ingredientes
- 250 g de frango cozido e desfiado
- 100 g de farinha de milho flocada
- 200 g de legumes picados (cenoura, abobrinha, brócolis e couve-flor)
- 100 g de milho-verde
- 20 g de alho picado
- 50 g de cebola picada
- 100 g de extrato de tomate
- Salsinha e cebolinha picadas
- Sal e pimenta a gosto
- Rodelas de ovo cozido e de tomate
Modo de preparo
O primeiro passo é hidratar a farinha em 500 ml de água. Adicione 20 g de sal e aguarde por cinco minutos. Na sequência, refogue o alho e a cebola no azeite. Na mesma frigideira, adicione o frango e a pimenta (se preferir, utilize a biquinho), mexendo bem em fogo baixo. Em seguida, acrescente o extrato de tomate, o milho-verde, a farinha de milho e os legumes de sua preferência. Salpique o cheiro-verde por cima e mexa bem durante cinco minutos. Para montar o cuscuz paulista, utilize uma fôrma de bolo (com furo no meio) untada com azeite. Coloque as rodelas de ovo e tomate nas laterais e despeje a massa na fôrma. Deixe o cuscuz esfriar por cerca de 20 minutos e desenforme.
Virado à paulista
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de farinha de milho
- 1 colher (sopa) de farinha de mandioca
- 4 conchas de feijão cozido com caldo
- 50 g de bacon em cubinhos
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Misture as farinhas de milho e mandioca para, em seguida, umedecê-las levemente com as mãos molhadas e reserve. Pegue metade do feijão cozido com o caldo e bata no liquidificador. Paralelamente, frite o bacon até dourar, assim como o alho. Refogue em seguida a cebola e, na mesma frigideira, acrescente o feijão batido e a outra metade com os grãos inteiros. Quando ferver a mistura, junte as farinhas aos poucos, sem parar de mexer. Continue mexendo até atingir o ponto de pasta (bem mole). Ao final, salpique pimenta e sirva com bistecas de porco grelhadas, linguiça toscana fritas, maços de couve passados na frigideira, ovos fritos, arroz branco e tiras de bacon fritas (ou torresmo, se preferir).
Adicione Comentário