Publicado em 10/02, às 11h
Ainda dá para aproveitar este restinho de férias bem acompanhado. Com estes dois pratos, você vai surpreender toda a família na hora do lanche, sem se complicar na cozinha.
Torta de pão de queijo

Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de polvilho doce
- 1 e ½ xícara (chá) de leite
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 3 ovos
- 150 g de presunto em fatias ou picado
- 3 xícaras (chá) de mussarela ralada
- 5 colheres (sopa) de requeijão
- Sal a gosto
Modo de preparo
Coloque o leite, o óleo e o sal em uma panela e aqueça até começar a levantar fervura e reserve. Em uma tigela, junte o polvilho e os líquidos quentes. Misture bem até conseguir desfazer boa parte dos grumos e esfriar a massa. Assim que estiver fria, adicione os ovos e misture até formar uma massa mole. Adicione a mussarela ralada aos poucos e misture bem. Unte e enfarinhe uma fôrma de fundo falso de 25 cm de largura por 5 cm de altura, despeje metade da massa e espalhe bem. Em seguida, coloque o presunto, adicione o requeijão e junte a outra metade da massa, espalhando bem. Aqueça o forno por 15 minutos a 180 graus e leve a torta para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficar bem dourada. Espere esfriar antes de desenformar e aproveite.
Bolo úmido de coco

Ingredientes
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de coco ralado
- 1 xícara (chá) de coco ralado
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 lata de leite condensado
- 200 ml de leite de coco
Modo de preparo
Bata no liquidificador os ovos, o leite, a manteiga e as duas colheres de coco até a mistura ficar homogênea. Reserve. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e o açúcar. Despeje a massa batida e misture delicadamente. Por último, acrescente o fermento e coloque em uma fôrma retangular untada e enfarinhada. Asse em forno médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Para a calda, junte o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado em uma tigela e misture tudo (não precisa levar ao fogo). Coloque sobre o bolo ainda quente e finalize polvilhando coco. Leve para gelar.
Dica do chef
O tempo de forno pode variar de acordo com o seu equipamento, mas a torta precisa estar bem dourada, pois assim ela vai criar uma crosta crocante que vai deixá-la firme na hora de desenformar (ela pode murchar um pouco ao sair do forno). Além disso, espere amornar para tirá-la da fôrma. Se preferir, utilize queijo fresco, minas padrão, prato ou qualquer outro que derreta, mas evite recheios líquidos. Experimente também misturar polvilhos doce e azedo: neste caso, a torta pode crescer um pouco mais. Quanto à sobremesa, deixe o bolo na geladeira de um dia para o outro – ele fica mais saboroso. Para servir, corte em quadrados e embrulhe em papel-alumínio. O coco utilizado pode ser fresco ou seco – você decide.

Adicione Comentário