Publicado em 11/05/2022 às 9h
por Redação
Durante o mês de abril, 22 restaurantes da cidade celebraram a Semana de Arte Moderna de 22 em um saboroso festival gastronômico, cujo protagonista foi o cuscuz paulista, símbolo da culinária da capital e grande referência do imaginário modernista. A zona noroeste também participou do evento com representantes nos bairros da Freguesia do Ó, Vila Romana e Pompeia. Agora, todos eles integram um ebook lançado pela Prefeitura de São Paulo com as principais receitas do festival.
E-book modernista
O livro ilustrado traz a história do evento e apresenta, em detalhe, os restaurantes participantes, cada chef responsável e o conceito de cada receita. Na segunda parte, é possível conhecer cada uma com os ingredientes e modo de preparo. Fazem parte do ebook os restaurantes Empório Nordestino, no Largo da Matriz; Família Kariri CTN, no Limão; Bar du Ó, na Freguesia do Ó, Arimbá, na Pompeia; Casa da Tanea, na Vila Romana; e Espaço ZYM, na Vila Ipojuca. Todas as receitas dos restaurantes participantes estão disponíveis no e-book do festival que pode ser acessado online ou baixado.
Para a chef Angelita Gonzaga, do restaurante Arimbá, na Pompeia, sua participação no evento foi ainda mais especial. “Sou capixaba e me sinto acolhida por essa cidade a ponto de me intitular ‘caipixaba’. Minha receita de cuscuz paulista tem essa combinação e, por isso, eu coloco moqueca capixaba na preparação. Eu agradeço o convite para participar do evento e me sentir ainda mais parte desta cidade.” Confira abaixo a receita da chef:
Cuscuz crioulo à Moda Capixaba
por Angelita Gonzaga (Arimbá Restaurante)
Ingredientes
- 140 g de canjiquinha de milho vermelho (pode usar canjiquinha normal)
- 2 litros de água
- 120 g de farinha de milho
- 500 g de filé de peixe fresco
- 60 ml de azeite
- 70 g de cebola
- 15 g de alho
- 5g de urucum
- 100 g de tomate
- 400 g de polpa de tomate
- 70 g de ervilha fresca ou congelada
- 70 g de milho fresco ou congelado
- 70 g de pimentão vermelho
- 120 g de palmito pupunha fresco ou em conserva
- 120 g de azeitona verde
- 20 g de salsinha
- 20 g de coentro
- 20 g de cebolinha
- Sal a gosto
Modo de preparo
Deixe a canjiquinha de milho de molho durante 12 horas. Cozinhe aproximadamente 20 minutos em água. Após cozida, escorrer a água e reservar. Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho em cubos pequenos, urucum, pimentão e tomate sem pele e sem semente, cortado em cubos. Refogue por 4 minutos. Adicionar os filés de peixe, parte da polpa de tomate, a água e parte da salsinha, do coentro e da cebolinha. Cozinhe por 20 minutos. Após, coloque o restante da polpa de tomate, a ervilha, o milho, o palmito, as azeitonas e o restante da salsinha, cebolinha e coentro. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Adicione a canjiquinha reservada, e, aos poucos, ponha a farinha de milho até descolar do fundo da panela. Coloque em uma travessa e deixe esfriar. Corte em quadrados, decore a gosto e sirva com o vinagrete.
Vinagrete de banana da terra
ingredientes
- 4 bananas da terra
- 100 g de tomate
- Cheiro-verde e azeite a gosto
- 1 limão
Modo de preparo
Grelhe os cubos de banana da terra e deixe esfriar. Junte os tomates em cubinhos, o cheiro verde cortado finamente, o suco de limão e o azeite.
Adicione Comentário