Publicado às 10h30
G1 São Paulo
Os túneis Doze de Outubro e Toca da Onça, passagens subterrâneas na Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, foram parcialmente limpos e lavados pela Prefeitura de São Paulo, mas continuavam com cheiro de urina, pichações e sujeira nesta terça-feira (10).
Apesar disso, a administração pública restabeleceu a iluminação nos locais. Mesmo assim, as pessoas que usam as passagens subterrâneas para se locomover ao trabalho reclamam de falta de segurança nos túneis.
Na semana passada, o Bom Dia SP havia flagrado sujeira amontoada nos corredores dos túneis, além de lâmpadas apagadas ou quebradas.
Nesta manhã, a reportagem voltou aos mesmo locais e constatou que apesar de os corredores dos túneis terem sido lavados, ainda havia sujeira nas canaletas.
“Hoje está um pouco mais limpo, mas não está muito diferente dos outros dias, não”, disse o motorista Leandro Amorim. “É um espaço que é necessário pra gente. Mas muitas vezes está meio sujo, tá inundado quando chove muito, é meio escuro as vezes”.
“Hoje pelo menos eles lavaram aqui. A iluminação está boa”, disse o funcionário público Almir Donato sobre o conserto das lâmpadas.
Apesar da leve melhora nos túneis, ainda é preciso arrumar outras coisas, como, por exemplo, grades de proteção danificadas e a questão da insegurança nos corredores, apontada pelos usuários.
“Eles dão uma limpada, arrumaram as lâmpadas que estavam todas destruídas, mas está faltando ter uma vigilância mais segura pra gente”, reclamou o metalúrgico Gil Santos.
A reportagem também constatou que falta educação a algumas pessoas que sujam o local.
De qualquer modo, a Prefeitura informou que irá tomar providências sobre as reclamações dos usuários dos túneis.
Na boa, tinha que demolir esses dois túneis. Não servem pra absolutamente nada. Quando dá enchente, é um inferno.