REGIONAL

Aval do TCU sobre a Malha Paulista abre caminho para o Trem Intercidades e a concessão da Linha 7-Rubi

Publicado em 02/12, às 1h50

Por Priscila Perez

A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) em avalizar antecipadamente a renovação da concessão da Malha Paulista, ferrovia operada pela Rumo com quase dois mil quilômetros de extensão, abriu caminho para o Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas, sair do papel. O projeto, tido como prioritário pela Gestão Doria, também inclui a concessão da problemática Linha 7-Rubi à iniciativa privada, que opera entre São Paulo e Jundiaí. A partir de agora, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos pode definir a modelagem financeira do projeto intercidades.

Trem Intercidades e Linha 7-Rubi. Foto: Reprodução.

Mas, afinal, por que a renovação com a Rumo faz toda essa diferença para o TIC? Ao autorizar a continuidade do contrato por mais 30 anos – até 2058 –, o TCU impôs a necessidade de viabilizar o chamado “direito de passagem”, ou seja, o uso da ferrovia por operadores ferroviários independentes. Além disso, o secretário estadual Alexandre Baldy conta com o apoio do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para garantir a liberação da faixa de domínio da ferrovia entre Americana e São Paulo. A promessa é incluir a cláusula como condicionante para a concessão a Rumo.

Esta articulação entre União e Governo de São Paulo é vista como determinante para destravar a implantação do TIC. “Estamos dando o primeiro e definitivo passo para viabilizar o planejamento de investimentos cruzados, uma parte significativa de uma estratégia para o governo ampliar a participação ferroviária na matriz de transportes do Brasil, disse o ministro Tarcísio Gomes.

Cronograma

O contrato de concessão da Linha 7-Rubi à iniciativa privada deverá ser assinado até janeiro de 2021, junto com as obras do Trem Intercidades (TIC). A dobradinha não é mera coincidência: como o trem intercidades irá utilizar a estrutura da Linha 7, os dois projetos serão licitados em um mesmo pacote. Segundo o governador João Doria, expectativa é realizar audiências e consultas públicas até março do ano que vem. Na sequência, ocorrerá a publicação do edital em junho de 2020, e a assinatura dos contratos já no ano seguinte. “A estimativa inicial é de que o ramal transporte cerca de 68 mil passageiros por dia. O trem de média velocidade deve operar junto com a linha 7-Rubi da CPTM, que já vai até Jundiaí. O custo total estimado é R$ 5,4 bilhões, dos quais R$ 1,8 bilhão deve ser investido pelo governo do Estado”, disse em nota a Secretaria de Transportes Metropolitanos.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • fears train
  • peace is the onnly way
  • peace, love & sandy feet
  • long range for Joe B.
  • Motif fusion
  • Senior Berbescha
  • La mare lentigo aux trois canards
  • Doc
  • Jonas