REGIONAL

Ceagesp está de saída da Vila Leopoldina: bairro vai abrigar o novo “vale do silício” paulistano

Publicado em 05/11, às 8h50

Por Cristina Braga

Há pelo menos três décadas, o maior entreposto da América Latina, que ocupa uma área de 700 mil metros quadrados – de propriedade da União -, recebe promessas de saída da Vila Leopoldina. Desde que era prefeito, o atual governador João Doria (PSDB) já tinha intenção de transformar o local em um centro de inovação e tecnologia. No último dia 25, ele bateu o martelo e assinou o decreto que permite a construção de novos entrepostos em locais com acesso direto a grandes rodovias na Grande São Paulo, entregando sua concessão à iniciativa privada, pulverizando assim a comercialização dos alimentos.

O novo endereço terá à disposição rodovias de classe zero, caracterizadas por alto padrão técnico, com pista dupla e acessos limitados para garantir mais fluidez de tráfego. “Também precisa ter, no mínimo, 300 mil m² e capacidade para movimentar R$ 2 milhões de toneladas de alimentos ao ano”, pontuou o governador.

Segundo Doria, não é função do Estado cuidar de atividades como abastecimento e distribuição de alimentos, que podem ser melhor desenvolvidas pela iniciativa privada. “Dessa forma, também vamos conseguir reduzir a circulação de veículos pesados nas marginais [Tietê e Pinheiros], o que compromete o trânsito na região e nas vias de acesso”, esclarece.

Foto: Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil.
Futuro da Ceagesp

O prazo para a implantação do novo entreposto é de cinco anos, já contando com a transferência. A futura localização será definida em conjunto com a União, o Estado e o Município. O chamamento anterior (das quatro propostas enviadas em 2017) será fechado e, a partir de agora, aberto a empresários interessados em apresentar novos projetos. Para reforçar o argumento da mudança, o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, afirmou que 40% de todo o custo relacionado a alimentos dentro da Ceagesp envolve logística. Portanto, “qualquer ganho nisso reduzirá os preços para os consumidores, aumentando a margem para os produtores rurais.”

CEAGESP. Foto: Duda Bairros Fotografia Ltda
Centro de inovação na Leopoldina

A região ocupada pela Ceagesp dará lugar ao CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação), que deverá ser o mais avançado ambiente de criatividade e desenvolvimento de startups do Brasil, segundo o governo. “O CITI será feito em conjunto com a Prefeitura e o Governo Federal, pois irá abrigar projetos de interesse do país”, concluiu Doria.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Oscars
  • Aida
  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli