REGIONAL

CECCO Perus oferece oficinas para o desenvolvimento de práticas sustentáveis

O programa Viva Bem investe na mudança de mentalidade dos participantes em relação ao meio ambiente, de forma a despertar condutas mais coerentes com uma vida equilibrada e sustentável

Por Luana Amorim

Viva Bem, esse é o nome do novo projeto do Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Perus, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, que visa despertar nos alunos um pensamento e atitudes mais sustentáveis. Sob a gerência de Juelaine Silva de Santana, assistente social, a ação teve sua primeira oficina realizada no dia 06/02, sendo mediada por Giseli Alves de Lima, Agente de Promoção Ambiental (PAVS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Caiuba.

“A ideia é trazer para o dia a dia dos participantes, práticas mais sustentáveis, troca de conhecimentos, mudança de hábitos e, aos poucos, construir uma consciência ambiental”, diz a agente Gisele sobre o propósito do programa.

Na aula inaugural, os usuários do CECCO aprenderam a importância de desenvolver uma mentalidade ecologicamente correta, para viver melhor e interagir de forma mais consciente com o planeta, respeitando e preservando a natureza, além de receberem orientação sobre como criar um ambiente mais sustentável e harmônico, por meio de procedimentos simples e diários, como não jogar lixo na rua, economizar água, reutilizar materiais que iriam para o lixo, descartar corretamente o lixo eletrônico e o óleo de cozinha, evitar o uso de copos descartáveis, entre outros. “A parceria também foi importante para despertar uma mudança de hábito dos próprios servidores do CECCO Perus”, diz a gerente Juelaine, que exemplifica: “percebo que estão usando suas canecas em vez de copos descartáveis, o que além de gerar menos resíduos reduz gastos”, orgulha-se ela.

“Tratar as questões socioambientais é fundamental para a promoção da saúde, pois elas têm impacto direto na saúde e qualidade de vida da população. Assim, a parceria com CECCO Perus é uma excelente oportunidade de ampliar essa discussão e levar mais informações às pessoas”, afirma Fábio Kinker Caliendo Benzi – Gestor Ambiental (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis- PAVS).

Na prática

Transformar CDs em quadros decorativos foi a oficina ministrada no primeiro dia do curso. “Foi muito bom participar. Por mais que tenhamos uma experiência de vida sempre há coisas novas para se aprender e com as palestras fica mais fácil memorizar e praticar”, assegura Aldina Santos M. Faria, usuária do CECCO Perus.

Em tempo, toda terça-feira, o programa Viva Bem oferece oficinas para o desenvolvimento de práticas sustentáveis, visando elevar a qualidade de vida dos seus usuários.

 

Serviço

Oficinas para o desenvolvimento de práticas sustentáveis

Quando: De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Onde: Cecco Perus. Rua Fiorelli Pecciaco, 510

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure