Publicado em 19/01/24, às 13h
por Redação
Nesta quinta-feira (18), o prefeito Ricardo Nunes visitou o Parque Cidade Toronto, no City América, em Pirituba, para conferir o trabalho de requalificação do lago realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
Com investimento de mais de R$ 4 milhões, foram removidas plantas aquáticas, detritos flutuantes presentes no espelho d’água e resíduos na borda do lago, garantindo a preservação da fauna local. “Aqui nós temos o segundo maior lago dentro dos parques da cidade, mas que estava cheio de macrófitas (plantas aquáticas) e foi feito um trabalho muito importante para recuperar o lago”, detalhou o prefeito Ricardo Nunes.
Os trabalhos, que contaram com equipamentos como hidrotrator, retroescavadeira de esteira, balsa, barco e caminhão, foram necessários devido ao acúmulo de matéria orgânica no fundo do lago, causando eutrofização.
Em 2021, foi verificado que o lago do parque sofria com o acúmulo de matéria orgânica no fundo, e no início de 2022, foi feito um estudo para verificar sua profundidade. Foram constatadas duas limitações iniciais para desassorear o lago: a primeira era a quantidade de áreas de ninhos e habitats de animais, e a segunda a ampla área necessária para secagem do sedimento que poderia trazer aspectos negativos para a fauna local.
O Parque Cidade de Toronto abriga uma diversificada fauna, composta por 146 espécies distintas, incluindo aves, répteis, anfíbios, mamíferos e peixes. O processo de licitação para a contratação da empresa responsável pela requalificação do lago teve alguns contratempos, com uma empresa desclassificada entrando com mandado de segurança. No entanto, em janeiro de 2023, a Justiça autorizou o prosseguimento da licitação, permitindo que a SVMA fizesse a contratação e iniciasse o desassoreamento, que envolveu a remoção de areia, lodo e sedimentos, após o período reprodutivo das espécies que habitam no entorno, entre janeiro e março.
Adicione Comentário