Publicado em 24/4/2020 às 12h31
Por Cristina Braga
O líder indígena Thiago Henrique Karai Djekupe, confirmou em vídeo o caso de coronavírus na terra indígena do Jaraguá. Karai Djekupe informou que o paciente havia feito o teste “semanas atrás”, mas que o laudo do teste foi entregue somente na quarta (22). A idade do indígena cuja idade não foi divulgada, mas não apresenta sintomas graves da doença e “está bem”.
“É triste a notícia, mas também já era algo esperado, por estarmos na terra indígena mais exposta no momento, no meio da cidade de São Paulo, no meio dessa grande metrópole, onde mais vêm ocorrendo os casos de covid. Estando nessa situação, já era previsto que a covid-19 ia chegar até a nossa comunidade, que ia nos alcançar e que íamos passar por esse momento”, disse Karai Djekupe.
Recado à comunidade
“ Sabemos que muitas pessoas sadias que não têm o histórico da doença também vieram a óbito, isso coloca em dúvida se realmente existe um grupo de risco. O melhor caminho é evitar sair da nossa comunidade, estar sempre higienizando as mãos ao sair da comunidade e retornar, tomar banho, lavar sempre as mãos, usar máscara e evitar aglomeração de pessoas”.
Segundo a Sesai ( Secretaria Especial de Saúde Indígena) o total de kits de testes rápidos reservados para a população indígena é de 10.380 unidades. Além dos kits, a pasta distribuiu 8,9 mil unidades de máscaras N95 e máscaras cirúrgicas e 96,4 mil luvas de procedimento.
Abaixo, o líder guarani Thiago Henrique Karai Djekupe
Adicione Comentário